PEER INSTRUCTION EM AULAS REMOTAS NO ENSINO DE FÍSICA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
Resumo: O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) apresenta desafios para professores/as e estudantes. Essas tecnologias geraram mudanças sociais que diluíram fronteiras entre espaços virtuais e físicos, criando um híbrido de conexões e novas maneiras de expressar pensamentos, sentimentos, crenças e desejos. Com a instauração da pandemia da COVID-19, tais conexões conferiram grandes desafios ao panorama educacional. Com isso, as TDICs passaram a destacar-se na educação básica e superior. Particularmente, em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Educação criou o Regime de Estudos não Presenciais, no qual os Planos de Estudos Tutorados constituem uma das ferramentas desse regime. Eles foram uma alternativa criada para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem remota em tempos da pandemia supracitada. Nesse contexto, surgiu-nos o questionamento: quais contribuições as metodologias ativas, especificamente o Peer Instruction (PI), podem trazer ao processo de ensino de conceitos físicos nos tempos da pandemia da COVID-19, na modalidade de aulas remotas? Nosso objetivo foi investigar como a metodologia ativa do PI contribuiu com o processo de ensino e aprendizagem de conceitos físicos em aulas remotas, especialmente, da associação de resistores. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa quanti-qualitativa e como um estudo de caso. Ponderamos que o PI favoreceu sobremaneira a apreensão de conceitos físicos, em tempos de pandemia da COVID-19. Contudo, consideramos a necessidade de ampliação do repertório de investigações sobre a metodologia do PI para verificar-se outras potencialidades e fragilidades no âmbito do Ensino de Física.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.