PEER INSTRUCTION EM AULAS REMOTAS NO ENSINO DE FÍSICA NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Claudilene Ribeiro Braga
  • Rafael Schepper Gonçalves
  • Lucas de Paulo Lameu

Resumo

Resumo: O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) apresenta desafios para professores/as e estudantes. Essas tecnologias geraram mudanças sociais que diluíram fronteiras entre espaços virtuais e físicos, criando um híbrido de conexões e novas maneiras de expressar pensamentos, sentimentos, crenças e desejos. Com a instauração da pandemia da COVID-19, tais conexões conferiram grandes desafios ao panorama educacional. Com isso, as TDICs passaram a destacar-se na educação básica e superior. Particularmente, em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Educação criou o Regime de Estudos não Presenciais, no qual os Planos de Estudos Tutorados constituem uma das ferramentas desse regime. Eles foram uma alternativa criada para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem remota em tempos da pandemia supracitada. Nesse contexto, surgiu-nos o questionamento: quais contribuições as metodologias ativas, especificamente o Peer Instruction (PI), podem trazer ao processo de ensino de conceitos físicos nos tempos da pandemia da COVID-19, na modalidade de aulas remotas? Nosso objetivo foi investigar como a metodologia ativa do PI contribuiu com o processo de ensino e aprendizagem de conceitos físicos em aulas remotas, especialmente, da associação de resistores. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa quanti-qualitativa e como um estudo de caso. Ponderamos que o PI favoreceu sobremaneira a apreensão de conceitos físicos, em tempos de pandemia da COVID-19. Contudo, consideramos a necessidade de ampliação do repertório de investigações sobre a metodologia do PI para verificar-se outras potencialidades e fragilidades no âmbito do Ensino de Física.

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Publicado

2021-08-26