QUATRO ELEMENTOS DE INTERAÇÃO EM QUATRO NÍVEIS DE APRENDIZAGEM: UMA NOVA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Fabrício Antunes
  • José Bohland Filho

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta uma nova proposta didático-metodológica voltada para o Ensino de Ciências. Ligada às Metodologias Ativas, o objetivo deste artigo é apresentar os Quatro Elementos de Interação em Quatro Níveis de Aprendizagem como uma didática inovadora para Pensar, Fazer e Ensinar Ciências de uma forma mais motivadora para os alunos. Os Quatro Elementos de Interação em Quatro Níveis de Aprendizagem, transforma a sala de aula em um ambiente científico e os alunos em pesquisadores, sendo protagonista da própria aprendizagem por meio da interação social em quatro habilidades e competências diferentes. Essas competências são: Experimental, Mapa Conceitual, Texto Referência e Representação Matemática. Em cada um desses quatro Elementos de Interação, os alunos passam por quatro fases de complexidades diferentes que são os Níveis de Aprendizagem, a saber: Aula Dialógica Coletiva; Organização em Elementos de Interação; Exposição dos Produtos dos Elementos de Interação e Avaliação da Aprendizagem. Essa nova proposta didático-metodológica foi aplicada numa turma de 3ª série da Escola Misael Pinto Netto, município de Aracruz/ES, e os resultados da aplicação demonstraram evidências na aprendizagem pelo maior número de acertos em relação as práticas antigas e também uma participação ativa dos alunos. Conclui-se na sua primeira aplicação que desenvolver um ambiente de interação, com fases de complexidades dentro das metodologias ativas, desperta a criatividade, promove o pensamento crítico e potencializa o aprendizado.

Downloads

Publicado

2021-08-26