QUATRO ELEMENTOS DE INTERAÇÃO EM QUATRO NÍVEIS DE APRENDIZAGEM: UMA NOVA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
Resumo: Este artigo apresenta uma nova proposta didático-metodológica voltada para o Ensino de Ciências. Ligada às Metodologias Ativas, o objetivo deste artigo é apresentar os Quatro Elementos de Interação em Quatro Níveis de Aprendizagem como uma didática inovadora para Pensar, Fazer e Ensinar Ciências de uma forma mais motivadora para os alunos. Os Quatro Elementos de Interação em Quatro Níveis de Aprendizagem, transforma a sala de aula em um ambiente científico e os alunos em pesquisadores, sendo protagonista da própria aprendizagem por meio da interação social em quatro habilidades e competências diferentes. Essas competências são: Experimental, Mapa Conceitual, Texto Referência e Representação Matemática. Em cada um desses quatro Elementos de Interação, os alunos passam por quatro fases de complexidades diferentes que são os Níveis de Aprendizagem, a saber: Aula Dialógica Coletiva; Organização em Elementos de Interação; Exposição dos Produtos dos Elementos de Interação e Avaliação da Aprendizagem. Essa nova proposta didático-metodológica foi aplicada numa turma de 3ª série da Escola Misael Pinto Netto, município de Aracruz/ES, e os resultados da aplicação demonstraram evidências na aprendizagem pelo maior número de acertos em relação as práticas antigas e também uma participação ativa dos alunos. Conclui-se na sua primeira aplicação que desenvolver um ambiente de interação, com fases de complexidades dentro das metodologias ativas, desperta a criatividade, promove o pensamento crítico e potencializa o aprendizado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.