REFLEXÕES DE UM PEP PARA A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR: INTEGRAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES AFRICANAS, FERRAMENTAS WEB E QSC NA PRAXEOLOGIA DOS PROFESSORES
Resumo
Resumo: Este artigo tem o objetivo de analisar o desenvolvimento de um Percurso de Estudo
e Pesquisa (PEP) interdisciplinar, com vista nas contribuições africanas e das Questões
Sociocientíficas (QSC), com o intento de auxiliar na bagagem praxeológica de professor es,
frente a situações de ensino em contextos codisciplinares. Esse PEP foi mediado por
ferramentas Web e desenvolvido em um curso de formação continuada com a participação de
cerca de 30 professores da educação básica, na cidade de Feira de Santana BA. Es sa formação
foi desenvolvida por meio da articulação das propostas estabelecidas pelo Projeto Universal
do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) da
(UEFS/UFBA/ 1 e o Programa de Apoio ao CEAO PROCEAO (UFBA/UEFS). Para o
desdobramento deste estudo, apoiamo nos na abordagem qualitativa, alicerçada, teórica e metodologicamente, em alguns elementos da Teoria Antropológica do Didático (TAD) e do PEP. Os dados foram produzidos a partir da relação questão-resposta e atividades secundárias desenvolvidas a partir do PEP. As análises foram realizadas com a intenção de revelar as condições e restrições evocadas no processo de construção do meio didático deste PEP interdisciplinar. Vale destacar que, no transcorrer deste trabalho, encontramos algumas restrições para o desenvolvimento do meio didático, no entanto constamos que estas não são consideradas impedimento para a elaboração e desenvolvimento de propostas de práticas docentes interdisciplinares que promovam a implementação de propostas multiculturais aliadas aos recursos tecnológicos, a exemplo das ferramentas Web.
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