M-LEARNING NO ENSINO HÍBRIDO DE MATEMÁTICA: UMA PESQUISA-AÇÃO COM APLICATIVOS MÓVEIS NO IFB DE SÃO SEBASTIÃO
Resumo
Resumo: O ensino híbrido ganhou ainda mais relevância para a educação diante dos problemas acarretados pela pandemia do COVID-19. Essa crise na saúde levou à reflexão sobre a necessidade de mudanças do modo de ensino tradicional para um que utilize as tecnologias digitais como meio de aquisição, transmissão e produção de conhecimentos. O objetivo deste estudo é apresentar os efeitos da inserção das tecnologias digitais móveis no contexto educacional e, mais especificamente, abordar o M-learning no ensino híbrido de matemática. A metodologia escolhida foi a pesquisa-ação realizada no ambiente do terceiro ano do ensino médio de uma turma do curso profissionalizante em secretariado e uma turma do curso profissionalizante em administração na forma integrada do Instituto Federal de Brasília no Campus São Sebastião (IFB/São Sebastião), em que um aplicativo de cálculo construído por alunos foi utilizado nas atividades de matemática, com consideração dos resultados. Para isso, observa-se a realidade dos alunos e professores e de que forma o ensino híbrido pode impulsionar a educação colaborativa, em que os envolvidos transmitem e produzem conhecimentos. O estudo dialoga com teóricos como Freire, Blikstein, Bacich, entre outros e destaca como essa prática pedagógica influencia o desenvolvimento intelectual e social do indivíduo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.