M-LEARNING NO ENSINO HÍBRIDO DE MATEMÁTICA: UMA PESQUISA-AÇÃO COM APLICATIVOS MÓVEIS NO IFB DE SÃO SEBASTIÃO

Autores

  • Josimar Viana Silva
  • Lemuel da Cruz Gandara

Resumo

Resumo: O ensino híbrido ganhou ainda mais relevância para a educação diante dos problemas acarretados pela pandemia do COVID-19. Essa crise na saúde levou à reflexão sobre a necessidade de mudanças do modo de ensino tradicional para um que utilize as tecnologias digitais como meio de aquisição, transmissão e produção de conhecimentos. O objetivo deste estudo é apresentar os efeitos da inserção das tecnologias digitais móveis no contexto educacional e, mais especificamente, abordar o M-learning no ensino híbrido de matemática. A metodologia escolhida foi a pesquisa-ação realizada no ambiente do terceiro ano do ensino médio de uma turma do curso profissionalizante em secretariado e uma turma do curso profissionalizante em administração na forma integrada do Instituto Federal de Brasília no Campus São Sebastião (IFB/São Sebastião), em que um aplicativo de cálculo construído por alunos foi utilizado nas atividades de matemática, com consideração dos resultados. Para isso, observa-se a realidade dos alunos e professores e de que forma o ensino híbrido pode impulsionar a educação colaborativa, em que os envolvidos transmitem e produzem conhecimentos. O estudo dialoga com teóricos como Freire, Blikstein, Bacich, entre outros e destaca como essa prática pedagógica influencia o desenvolvimento intelectual e social do indivíduo.

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Publicado

2021-08-26