UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR O SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES
Resumo
Resumo: Esse trabalho apresenta uma sequência didática que aborda as unidades de base do Sistema Internacional de Unidades, tendo como pano de fundo o tema poluição, particularmente, a luminosa e o descarte de plástico. A proposta pedagógica é baseada na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau e foi aplicada em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública da cidade de Franca/SP. São apresentadas situações em que, partindo de problemas cotidianos por meio de investigações, os alunos estabelecem estratégias de resolução mobilizando habilidades cognitivas necessárias para fazer estimativas, quantificar, generalizar procedimentos, mas também de tomada de decisão e de negociação de significados. As situações problema foram elaboradas e desenvolvidas, alternando entre situações adidáticas e didáticas, de acordo com as cinco fases preconizadas pela teoria, que são: devolução, ação, formulação, validação e institucionalização. Os resultados apontam uma boa adesão dos estudantes na execução das tarefas e discussões, explicitados em recortes que mostram momentos de ampla utilização do raciocínio lógico. Resultante das estratégias de questionamento implementadas, pudemos identificar ao longo do processo uma crescente utilização de habilidades de argumentação, bem como da compreensão das unidades e da problemática como um todo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.