IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DA DUALIDADE ONDA PARTÍCULA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Marina Valentim Barros
  • Marcelo Alves Barros

Resumo

Resumo: O trabalho a seguir apresenta uma discussão sobre a implementação de uma metodologia ativa, o Peer Instruction, como estratégia instrucional em sala de aula para promover a aprendizagem do conceito de onda partícula no Ensino Médio, utilizando o interferômetro de Mach-Zehnder. A metodologia do peer instruction consiste em apresentar questões conceituais sobre o assunto da aula contando com duas votações dos estudantes, uma individual e outra após a interação entre os pares, em que se discute entre os colegas o assunto do teste. A pesquisa apresenta o funcionamento do interferômetro de Mach-Zehnder assim como detalhes da sequência didática aplicada. São mostrados também no trabalho, o resultado estatístico dos testes aplicados, com a porcentagem de respostas antes e após a instrução por pares. Sugere-se o Peer Instruction como uma alternativa metodológica para o ensino de tópicos de Física Quântica no Ensino Médio, dando espaço a uma discussão conceitual da matéria, permitindo uma melhor compreensão sobre o tema

Downloads

Publicado

2021-08-26