IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DA DUALIDADE ONDA PARTÍCULA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Resumo: O trabalho a seguir apresenta uma discussão sobre a implementação de uma metodologia ativa, o Peer Instruction, como estratégia instrucional em sala de aula para promover a aprendizagem do conceito de onda partícula no Ensino Médio, utilizando o interferômetro de Mach-Zehnder. A metodologia do peer instruction consiste em apresentar questões conceituais sobre o assunto da aula contando com duas votações dos estudantes, uma individual e outra após a interação entre os pares, em que se discute entre os colegas o assunto do teste. A pesquisa apresenta o funcionamento do interferômetro de Mach-Zehnder assim como detalhes da sequência didática aplicada. São mostrados também no trabalho, o resultado estatístico dos testes aplicados, com a porcentagem de respostas antes e após a instrução por pares. Sugere-se o Peer Instruction como uma alternativa metodológica para o ensino de tópicos de Física Quântica no Ensino Médio, dando espaço a uma discussão conceitual da matéria, permitindo uma melhor compreensão sobre o tema
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.