MAPEAMENTO E ANÁLISE DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CICLO BÁSICO (FÍSICA E MATEMÁTICA) E PROFISSIONALIZANTE DOS CURSOS DE ENGENHARIA EM PERIÓDICOS DA SCOPUS

Autores

  • Marina Fank de Almeida
  • Mateus Miranda do Nascimento
  • Matheus Raphael Elero
  • Lucas Yuji Kaneko
  • Andréa Maria Baroneza
  • Paulo Sérgio de Camargo Filho

Resumo

Resumo: Este artigo investiga as metodologias ativas presentes no ciclo básico (Física e Matemática) e profissionalizante dos cursos de Engenharias, por meio do mapeamento e análise das publicações com maior fator de impacto (JCR) nos últimos 5 anos, disponíveis na plataforma digital da Scopus referentes ao tema. Inicialmente foi realizado um levantamento geral dos artigos disponíveis publicados sobre o assunto e, na sequência, fez-se uso de critérios de inclusão e exclusão para esta investigação, refinando os objetos científicos a serem analisados. Por fim, utilizado um modelo de categorização estabelecida pela literatura consultada, levando em consideração as diferentes metodologias ativas aplicadas nesse contexto de estudo e, a seleção dos principais artigos com maior fator de impacto (JCR) no período analisado. A partir da categorização e análise sistematizada de 188 (cento e oitenta e oito) artigos encontrados no levantamento, foi possível identificar, ao menos 13 (treze) diferentes estratégias de ensino aplicadas no ciclo básico (Física e Matemática) e profissionalizante dos cursos de Engenharia, com destaque para o uso de “Métodos de Ensino Interativos por Meio Digital”, “Aprendizagem Baseada em Projetos” e “Aprendizagem Baseada em Problemas”, como as principais das metodologias ativas utilizadas nesse contexto.

Downloads

Publicado

2021-08-26