APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS E SERIOUS GAMES – UMA MULTIPLICIDADE DE FENÔMENOS EDUCACIONAIS NO VERBO JOGAR

Autores

  • Guilherme da Silva Palha
  • Paulo Sérgio de Camargo Filho
  • Carlos Eduardo Laburú

Resumo

Resumo: O presente artigo visa contribuir com as discussões existentes acerca da adoção de novas formas de ensinar e aprender, como exemplo, a utilização de metodologias ativas, que estão timidamente ganhando espaço entre os educadores e sendo difundidas nas escolas. Unindo paralelos entre diferentes visões em diferentes épocas, podemos estudar os jogos e seu caráter educacional, analisando as ambiguidades presentes no discurso social em relação a sua definição e classificação. Por uma ótica atual os jogos são entendidos como: Serious Games e entretenimento, sendo necessário enfatizar que os dois termos não são antagônicos. O desenvolvedor deve conhecer os requisitos necessários para a criação de um jogo com finalidade educacional, sempre respeitando as características essenciais dos Serious Games. Dessa forma pode-se reivindicar a imagem séria dos jogos na educação, por meio de uma criteriosa análise relacionada a todas as expectativas contempladas e das manifestações emocionais presentes na utilização da aprendizagem baseada em jogos.

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Publicado

2021-08-26