APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS E SERIOUS GAMES – UMA MULTIPLICIDADE DE FENÔMENOS EDUCACIONAIS NO VERBO JOGAR
Resumo
Resumo: O presente artigo visa contribuir com as discussões existentes acerca da adoção de novas formas de ensinar e aprender, como exemplo, a utilização de metodologias ativas, que estão timidamente ganhando espaço entre os educadores e sendo difundidas nas escolas. Unindo paralelos entre diferentes visões em diferentes épocas, podemos estudar os jogos e seu caráter educacional, analisando as ambiguidades presentes no discurso social em relação a sua definição e classificação. Por uma ótica atual os jogos são entendidos como: Serious Games e entretenimento, sendo necessário enfatizar que os dois termos não são antagônicos. O desenvolvedor deve conhecer os requisitos necessários para a criação de um jogo com finalidade educacional, sempre respeitando as características essenciais dos Serious Games. Dessa forma pode-se reivindicar a imagem séria dos jogos na educação, por meio de uma criteriosa análise relacionada a todas as expectativas contempladas e das manifestações emocionais presentes na utilização da aprendizagem baseada em jogos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.