ISLE – INVESTIGATIVE SCIENCE LEARNING ENVIRONMENT: UMA POSSÍVEL ABORDAGEM METODOLÓGICA ATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • João Paulo Camargo de Lima
  • Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha
  • Helenice Satie Morais Satie Morais
  • Thamires da Silva Souza

Resumo

Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma abordagem metodológica ativa pouco conhecida da comunidade de ensino de Ciências no Brasil, denominada: ISLE (Investigative Learning Science Environment). A abordagem envolve o desenvolvimento dos estudantes a partir de suas próprias ideias, o estudante se engaja neste processo, quando observa fenômenos e procura padrões, desenvolvendo explicações para esses padrões, e usa essas explicações para fazer previsões sobre os resultados das experiências e atividades desenvolvidas em sala de aula, decidindo se os resultados das experiências e das atividades são consistentes com as previsões. Revisa as explicações, se necessário, e incentiva os estudantes a representar os processos físicos de múltiplas formas. Para fundamentar e apresentar a abordagem, descrevemos alguns conceitos e características de metodologias e aprendizagens ativas, apontando algumas pesquisas e estudos realizados sobre a temática. Em seguida, descrevemos aspectos da ISLE, apresentamos seus fundamentos, conceitos e procedimentos, bem como os elementos mais importantes da abordagem.

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Publicado

2021-08-26