ISLE – INVESTIGATIVE SCIENCE LEARNING ENVIRONMENT: UMA POSSÍVEL ABORDAGEM METODOLÓGICA ATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Resumo
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma abordagem metodológica ativa pouco conhecida da comunidade de ensino de Ciências no Brasil, denominada: ISLE (Investigative Learning Science Environment). A abordagem envolve o desenvolvimento dos estudantes a partir de suas próprias ideias, o estudante se engaja neste processo, quando observa fenômenos e procura padrões, desenvolvendo explicações para esses padrões, e usa essas explicações para fazer previsões sobre os resultados das experiências e atividades desenvolvidas em sala de aula, decidindo se os resultados das experiências e das atividades são consistentes com as previsões. Revisa as explicações, se necessário, e incentiva os estudantes a representar os processos físicos de múltiplas formas. Para fundamentar e apresentar a abordagem, descrevemos alguns conceitos e características de metodologias e aprendizagens ativas, apontando algumas pesquisas e estudos realizados sobre a temática. Em seguida, descrevemos aspectos da ISLE, apresentamos seus fundamentos, conceitos e procedimentos, bem como os elementos mais importantes da abordagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.