METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA E PBL NA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL
Resumo
Resumo: A disseminação e o desenvolvimento contínuo de novas tecnologias têm ocasionado transformações profundas que perpassam diferentes âmbitos da sociedade. Vivemos em um mundo digital permeado por tecnologias que avançam em direção à sala de aula, suscitando novas formas de ensinar e aprender. As metodologias ativas se configuram como possibilidade de ressignificação da prática docente, uma vez que viabiliza métodos em que o estudante tem participação ativa na aprendizagem e o conhecimento é construído de forma colaborativa. Nesse contexto, esse artigo tem como objetivo analisar as contribuições da integração de tecnologia digital no ensino de geometria espacial, com uso do aplicativo Geogebra 3D e aportes de mobile learning e Problem Based Learning (PBL). A pesquisa foi realizada em uma escola técnica localizada na cidade de São Paulo com uma turma de 35 alunos do 3º ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM) e se caracteriza com um estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de observação direta, questionários e instrumentos envolvendo situações-problemas que versavam sobre as propriedades dos prismas. Os resultados apontam as metodologias ativas integradas ao aplicativo Geogebra 3D potencializam a aprendizagem de Geometria Espacial e favorecem a participação ativa dos estudantes na construção de conceitos geométricos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.