METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA E PBL NA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL

Autores

  • Sílvia Mourão Meireles
  • Juliano Schimiguel
  • Marcelo Pupim Gozzi

Resumo

Resumo: A disseminação e o desenvolvimento contínuo de novas tecnologias têm ocasionado transformações profundas que perpassam diferentes âmbitos da sociedade. Vivemos em um mundo digital permeado por tecnologias que avançam em direção à sala de aula, suscitando novas formas de ensinar e aprender. As metodologias ativas se configuram como possibilidade de ressignificação da prática docente, uma vez que viabiliza métodos em que o estudante tem participação ativa na aprendizagem e o conhecimento é construído de forma colaborativa. Nesse contexto, esse artigo tem como objetivo analisar as contribuições da integração de tecnologia digital no ensino de geometria espacial, com uso do aplicativo Geogebra 3D e aportes de mobile learning e Problem Based Learning (PBL). A pesquisa foi realizada em uma escola técnica localizada na cidade de São Paulo com uma turma de 35 alunos do 3º ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM) e se caracteriza com um estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de observação direta, questionários e instrumentos envolvendo situações-problemas que versavam sobre as propriedades dos prismas. Os resultados apontam as metodologias ativas integradas ao aplicativo Geogebra 3D potencializam a aprendizagem de Geometria Espacial e favorecem a participação ativa dos estudantes na construção de conceitos geométricos.

Downloads

Publicado

2021-08-26