EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E ENFOQUE CTS: ALGUMAS INTERSEÇÕES E POSSIBILIDADES
Resumo
Partindo da premissa de que o conhecimento matemático está intimamente ligado aos
processos que envolvem o contexto científico-tecnológico e social, torna-se imprescindível que as
abordagens com esse conhecimento em sala de aula possam adquirir novos contornos. Com base nisso,
percebe-se que várias discussões vêm tomando corpo por meio do aporte teórico da Educação
Matemática Crítica, a qual tem apresentado diversas interseções com os pressupostos do enfoque
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Por sua vez, tal enfoque sustenta a necessidade de refletir sobre
os fenômenos que permeiam o contexto científico-tecnológico e social. Acredita-se que a inclusão do
enfoque CTS, por meio da Educação Matemática Crítica, desde a Educação Básica, torna-se um campo
fértil que permite ao docente criar segmentos pedagógicos para o ensino e aprendizagem de
matemática, sejam eles a partir de tendências existentes, ou mesmo inovando com a criação de novas
perspectivas educacionais. O conhecimento matemático trabalhado sob uma perspectiva mais crítica e
reflexiva permite ultrapassar seus limites de mero instrumento de cálculo, passando a contribuir na
legitimação do sujeito enquanto cidadão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.