EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E ENFOQUE CTS: ALGUMAS INTERSEÇÕES E POSSIBILIDADES

Autores

  • NILCÉIA APARECIDA MACIEL PINHEIRO

Resumo

Partindo da premissa de que o conhecimento matemático está intimamente ligado aos
processos que envolvem o contexto científico-tecnológico e social, torna-se imprescindível que as
abordagens com esse conhecimento em sala de aula possam adquirir novos contornos. Com base nisso,
percebe-se que várias discussões vêm tomando corpo por meio do aporte teórico da Educação
Matemática Crítica, a qual tem apresentado diversas interseções com os pressupostos do enfoque
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Por sua vez, tal enfoque sustenta a necessidade de refletir sobre
os fenômenos que permeiam o contexto científico-tecnológico e social. Acredita-se que a inclusão do
enfoque CTS, por meio da Educação Matemática Crítica, desde a Educação Básica, torna-se um campo
fértil que permite ao docente criar segmentos pedagógicos para o ensino e aprendizagem de
matemática, sejam eles a partir de tendências existentes, ou mesmo inovando com a criação de novas
perspectivas educacionais. O conhecimento matemático trabalhado sob uma perspectiva mais crítica e
reflexiva permite ultrapassar seus limites de mero instrumento de cálculo, passando a contribuir na
legitimação do sujeito enquanto cidadão.

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Publicado

2022-01-06