Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online)
Atual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 12 n. 1 (2022): A APLICAÇÃO DO ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
v. 12 n. 1 (2022): A APLICAÇÃO DO ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Publicado:
2022-01-06
EDITORIAL
EDITORIAL
ALICE ASSIS; LUCAS DE PAULO LAMEU; LAERTE FONSECA; PAULO ROGÉRIO MIRANDA CORREIA.
i-iv
PDF
Artigos
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E ENFOQUE CTS: ALGUMAS INTERSEÇÕES E POSSIBILIDADES
NILCÉIA APARECIDA MACIEL PINHEIRO
1-20
PDF
ENSINO DE ENERGIA: APRIMORAMENTO DA VISÃO CRÍTICA DOS ALUNOS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PAUTADA NO ENFOQUE CTS
LUCAS DE PAULO LAMEU, ALICE ASSIS
21-35
PDF
PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM ENFOQUE CTS: UM ESTADO DO CONHECIMENTO
MARCELO DE SOUZA MEDEIROS, MARCELO BEZERRA DE MORAIS, ALBINO OLIVEIRA NUNES
36-48
PDF
ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE RESÍDUOS PLÁSTICOS NA PERSPECTIVA CTS VISANDO O DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
JOSÉ ELIVELTON GOMES DE OLIVEIRA, RUTH DO NASCIMENTO FIRME
49-67
PDF
USINAS HIDRELÉTRICAS E ENERGIA: UMA UNIDADE DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DÉBORA COIMBRA, ULISSES DOS SANTOS CARNEIRO, MARCEL BRUNO PEREIRA BRAGA, MINOS ADÃO NETO
68-87
PDF
MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES EM CTS – UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O BRASIL E PERIÓDICOS INTERNACIONAIS
BRUNO STEFONI BÖCK, CAMILA CRISTINA GOMES FERREIRA DE OLIVEIRA, MÁRCIA BENGIO DE ALBUQUERQUE, THIAGO BRAÑAS DE MELO, ALVARO CHRISPINO
88-107
PDF
ABORDAGEM DA ELETRICIDADE ATMOSFÉRICA POR MEIO DA EDUCAÇÃO CTS NO ENSINO MÉDIO
MARIA LUCIA SOARES PEDROSO, MAURO SÉRGIO TEIXEIRA DE ARAÚJO
108-132
PDF
CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PAUTADA NA EDUCAÇÃO CTS E NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
CHRISTIANA ANDRÉA VIANNA PRUDÊNCIO, LUCIANA SEDANO
133-149
PDF
ABORDAGEM CTS E ARGUMENTAÇÃO: UMA APLICAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA
IDMAURA CALDERARO MARTINS GALVÃO, ALICE ASSIS, ISABEL CRISTINA DE CASTRO KONDARZEWSKI
150-168
PDF
TECITURAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS EDUCATIVAS: APROXIMAÇÃO FREIRE-CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
GUILHERME SCHWAN, ROSEMAR AYRES DOS SANTOS
169-194
PDF
A PRÁTICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR COMO CONTEXTO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DE PROJETOS COM ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
JOÃO RICARDO NEVES DA SILVA, ELIANE MATESCO CRISTOVÃO, JANAINA ROBERTA DOS SANTOS, JANE RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA
195-212
PDF
ENFOQUE CTS, FÍSICA E COTIDIANO: UM ESTUDO A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM PROJETO TEMÁTICO
PATRÍCIA SOUSA CARVALHO, GIOVANNA DOS SANTOS FERREIRA, LUCIANO FERNANDES SILVA
213-228
PDF
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: POSSÍVEIS INTERLOCUÇÕES
MARIA DE LOURDES SPAZZIANI, NIJIMA NOVELLO RUMENOS, IGOR MIRAS THOMÉ
229-251
PDF
NOSSAS IDEIAS SÃO FILHAS DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS? O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
RICARDO PEREIRA SEPINI, SONIA APARECIDA CABRAL
252-269
PDF
ABORDAGEM CTS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA LEGAL: CONCEPÇÕES PRESENTES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS
MARCOS VINÍCIUS FERREIRA VILELA, LEANDRO CARBO, CLEUSA SUZANA OLIVEIRA DE ARAUJO
270-287
PDF
PERSPECTIVA CTS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: REFLEXÕES ACERCA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS
SANDRA HUNSCHE, ELENIZE RANGEL NICOLETTI
288-303
PDF
COLETA CERTA: JOGO DE TABULEIRO MODERNO SOBRE REJEITOS RADIOATIVOS
ANA CAROLINE CHAGAS DE ALMEIDA, DEISE MIRANDA VIANNA
304-318
PDF