ABORDAGEM CTS E ARGUMENTAÇÃO: UMA APLICAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA

Autores

  • IDMAURA CALDERARO MARTINS GALVÃO
  • ALICE ASSIS
  • ISABEL CRISTINA DE CASTRO KONDARZEWSKI

Resumo

Resumo: Esta pesquisa foi aplicada com alunos da terceira série do Ensino Médio, de uma escola da
rede estadual de ensino situada no Vale do Paraíba, estado de São Paulo, com o objetivo de investigar a
argumentação dos estudantes decorrente da abordagem de uma sequência de atividades pautada no
enfoque CTS, em aulas de Física. Os dados foram constituídos a partir de uma entrevista realizada com
os estudantes por meio da técnica de grupo focal e da apresentação dos projetos realizados por eles
sobre o tema “Energia elétrica e sustentabilidade”. Esses dados foram analisados como intuito de se
verificar o grau de qualidade das Linhas de Raciocínio Argumentativo dos alunos relacionadas ao
padrão de argumento Toulmin. Os resultados evidenciaram que essa abordagem favoreceu o
aprimoramento das Linhas de Raciocínio Argumentativo elaboradas pelos discentes, visto que eles
construíram argumentos com graus de qualidade forte ao estabeleceram inter-relações entre os
conhecimentos relativos à Física e aos aspectos tecnológicos e sociais, inserindo elementos vinculados
aos impactos ambientais e demonstrando ações consonantes com posicionamentos críticos.

Downloads

Publicado

2022-01-06