MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES EM CTS – UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O BRASIL E PERIÓDICOS INTERNACIONAIS

Autores

  • BRUNO STEFONI BÖCK
  • CAMILA CRISTINA GOMES FERREIRA DE OLIVEIRA
  • MÁRCIA BENGIO DE ALBUQUERQUE
  • THIAGO BRAÑAS DE MELO
  • ALVARO CHRISPINO

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo realizar um mapeamento da área CTS, ao fazer uma análise da
produção de ensino CTS no Brasil e compará-la com publicações de CTS em periódicos internacionais.
Para isso, foram utilizados e analisados diferentes trabalhos desenvolvidos pelo Grupo CTS e Educação,
do CEFET-RJ, que mapearam autores e publicações em CTS do Brasil e de outros países, a partir de
artigos em periódicos qualificados, dissertações profissionais, dissertações acadêmicas e teses de
doutorado. O levantamento se concentrou no perfil autoral, nas palavras-chave e nas citações. A
análise de perfil autoral permitiu identificar os autores brasileiros da área de ensino que mais produzem
artigos sobre CTS e as instituições que obtiveram uma maior frequência na produção de dissertações
profissionais, dissertações acadêmicas e teses sobre CTS. O estudo das palavras-chave mostrou os
termos que os pesquisadores brasileiros e do exterior mais utilizam ao elaborar publicações em CTS. As
citações indicaram os referenciais teóricos mais utilizados nos trabalhos sobre CTS analisados. A
análise global dos resultados indica uma pesquisa brasileira em CTS praticamente restrita aos seus
termos, autores e referenciais e uma pesquisa externa com uma maior variedade de áreas do
conhecimento e arcabouço teórico. Pesquisas dessa natureza permitem avaliar as mudanças de cenários
de pesquisa em CTS, dando subsídios para novos trabalhos, além de possibilitar uma melhor gestão de
conhecimento da área.

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Publicado

2022-01-06