TECITURAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS EDUCATIVAS: APROXIMAÇÃO FREIRE-CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • GUILHERME SCHWAN
  • ROSEMAR AYRES DOS SANTOS

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de pesquisa que buscou contribuições à configuração de
currículo escolar a partir da articulação entre a abordagem temática freireana e a de concepção
Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Investigamos: de que forma uma configuração curricular de
perspectiva freireana e produções CTS contribuiu e influenciou no planejamento de aulas junto aos
docentes participantes? Assim, o artigo se propôs a escrever e discutir as etapas imbricadas nos
planejamentos a luz do referencial freireano e CTS, e contribuir com sinalizações e futuros
encaminhamentos de práticas educativas, cuja configuração curricular se desenvolva por
tema/problemas reais condicionados pelo desenvolvimento Científico-Tecnológico. Para a análise do
corpus constituído pelos planejamentos de aulas, metodologicamente seguimos a Análise Textual
Discursiva. Com o desenvolvimento da pesquisa, notamos a ampliação da participação docente na
elaboração curricular, bem como inserção de temas com características vivenciais nos planejamentos,
que anteriormente, em um currículo de definições a priori, não se fazia possível.

Downloads

Publicado

2022-01-06