TECITURAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS EDUCATIVAS: APROXIMAÇÃO FREIRE-CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
Este trabalho apresenta resultados de pesquisa que buscou contribuições à configuração de
currículo escolar a partir da articulação entre a abordagem temática freireana e a de concepção
Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Investigamos: de que forma uma configuração curricular de
perspectiva freireana e produções CTS contribuiu e influenciou no planejamento de aulas junto aos
docentes participantes? Assim, o artigo se propôs a escrever e discutir as etapas imbricadas nos
planejamentos a luz do referencial freireano e CTS, e contribuir com sinalizações e futuros
encaminhamentos de práticas educativas, cuja configuração curricular se desenvolva por
tema/problemas reais condicionados pelo desenvolvimento Científico-Tecnológico. Para a análise do
corpus constituído pelos planejamentos de aulas, metodologicamente seguimos a Análise Textual
Discursiva. Com o desenvolvimento da pesquisa, notamos a ampliação da participação docente na
elaboração curricular, bem como inserção de temas com características vivenciais nos planejamentos,
que anteriormente, em um currículo de definições a priori, não se fazia possível.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.