ABORDAGEM CTS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA LEGAL: CONCEPÇÕES PRESENTES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS

Autores

  • MARCOS VINÍCIUS FERREIRA VILELA
  • LEANDRO CARBO
  • CLEUSA SUZANA OLIVEIRA DE ARAUJO

Resumo

A renovação no modo de ensinar e aprender os conteúdos científicos torna-se cada vez
mais urgente em decorrência das profundas transformações pelas quais passa a sociedade. Todavia,
qualquer mudança no ensino de Ciências perpassa pela ressignificação no modo como se formam os
seus professores. As Licenciaturas em Ciências da Natureza (LCNs) surgiram com o objetivo de
formar professores de Ciências em uma perspectiva interdisciplinar. Nesse sentido, esta pesquisa
tem o objetivo de investigar como a abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) tem sido
contemplada e incorporada nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de LCNs ofertadas por
instituições públicas sediadas na Amazônia Legal. Nesse ínterim, foi realizada uma pesquisa
documental, conforme os pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin. Por meio do estudo, foi
constatada, nos PPCs, a presença de aspectos que coadunam com a abordagem CTS, sendo eles:
superação de visões distorcidas de Ciência e Tecnologia; formação de cidadãos críticos;
consequências éticas, culturais e ambientais dos empreendimentos científicos e tecnológicos, dentre
outros. Todavia, ainda estão presentes vários obstáculos de natureza epistemológica,
teórico-metodológica e institucional, que dificultam a implementação concreta dessa abordagem na
formação dos professores de Ciências. Desse modo, a sua incorporação à formação inicial docente
depende, sobremaneira, do protagonismo e da vontade dos professores formadores.

Downloads

Publicado

2022-01-06