ABORDAGEM CTS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA LEGAL: CONCEPÇÕES PRESENTES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS
Resumo
A renovação no modo de ensinar e aprender os conteúdos científicos torna-se cada vez
mais urgente em decorrência das profundas transformações pelas quais passa a sociedade. Todavia,
qualquer mudança no ensino de Ciências perpassa pela ressignificação no modo como se formam os
seus professores. As Licenciaturas em Ciências da Natureza (LCNs) surgiram com o objetivo de
formar professores de Ciências em uma perspectiva interdisciplinar. Nesse sentido, esta pesquisa
tem o objetivo de investigar como a abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) tem sido
contemplada e incorporada nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de LCNs ofertadas por
instituições públicas sediadas na Amazônia Legal. Nesse ínterim, foi realizada uma pesquisa
documental, conforme os pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin. Por meio do estudo, foi
constatada, nos PPCs, a presença de aspectos que coadunam com a abordagem CTS, sendo eles:
superação de visões distorcidas de Ciência e Tecnologia; formação de cidadãos críticos;
consequências éticas, culturais e ambientais dos empreendimentos científicos e tecnológicos, dentre
outros. Todavia, ainda estão presentes vários obstáculos de natureza epistemológica,
teórico-metodológica e institucional, que dificultam a implementação concreta dessa abordagem na
formação dos professores de Ciências. Desse modo, a sua incorporação à formação inicial docente
depende, sobremaneira, do protagonismo e da vontade dos professores formadores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.