ABORDAGEM DA ELETRICIDADE ATMOSFÉRICA POR MEIO DA EDUCAÇÃO CTS NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • MARIA LUCIA SOARES PEDROSO
  • MAURO SÉRGIO TEIXEIRA DE ARAÚJO

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta a elaboração, implantação e avaliação de uma Sequência Didática
sobre conceitos de eletricidade atmosférica envolvendo uma abordagem contextualizada baseada na
Educação CTS e em aspectos da Natureza da Ciência, a fim de desconstruir mitos relacionados a esse
fenômeno, facilitar o entendimento de conceitos científicos e promover a prevenção de riscos
relacionados às descargas elétricas, por meio de atividades que estimulem a participação ativa e
reflexiva dos estudantes. A Sequência Didática foi aplicada a 30 alunos do 3º ano do Ensino Médio de
uma escola Estadual no município de São Sebastião do Paraíso - MG, no componente curricular de
Física. O referencial adotado contempla autores que discutem o ensino de Ciências sob a ótica CTS. Os
objetivos foram analisar as competências e habilidades proporcionadas pelas atividades didáticas
desenvolvidas e formação crítica e reflexiva de um cidadão ativo e participativo no mundo
contemporâneo, avaliar o uso da experimentação como recurso capaz de possibilitar ao aluno descrever
e explicar os fenômenos físicos ligados à Eletricidade e conectados ao seu cotidiano e, ainda, investigar
encaminhamentos pedagógicos que favoreçam a interdisciplinaridade. Os resultados apontaram para
uma aprendizagem satisfatória dos conceitos relacionados à eletricidade atmosférica, tendo em vista os
seminários, relatórios e questionários respondidos antes e após as intervenções. A abordagem
possibilitou que os alunos compreendessem elementos típicos da Educação CTS e da Natureza da
Ciência, permitindo ampliar sua conscientização acerca de questões socioambientais, favorecendo a
construção de conhecimentos relacionados aos conceitos que envolvem a eletricidade atmosférica.

Downloads

Publicado

2022-01-06