ABORDAGEM DA ELETRICIDADE ATMOSFÉRICA POR MEIO DA EDUCAÇÃO CTS NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta a elaboração, implantação e avaliação de uma Sequência Didática
sobre conceitos de eletricidade atmosférica envolvendo uma abordagem contextualizada baseada na
Educação CTS e em aspectos da Natureza da Ciência, a fim de desconstruir mitos relacionados a esse
fenômeno, facilitar o entendimento de conceitos científicos e promover a prevenção de riscos
relacionados às descargas elétricas, por meio de atividades que estimulem a participação ativa e
reflexiva dos estudantes. A Sequência Didática foi aplicada a 30 alunos do 3º ano do Ensino Médio de
uma escola Estadual no município de São Sebastião do Paraíso - MG, no componente curricular de
Física. O referencial adotado contempla autores que discutem o ensino de Ciências sob a ótica CTS. Os
objetivos foram analisar as competências e habilidades proporcionadas pelas atividades didáticas
desenvolvidas e formação crítica e reflexiva de um cidadão ativo e participativo no mundo
contemporâneo, avaliar o uso da experimentação como recurso capaz de possibilitar ao aluno descrever
e explicar os fenômenos físicos ligados à Eletricidade e conectados ao seu cotidiano e, ainda, investigar
encaminhamentos pedagógicos que favoreçam a interdisciplinaridade. Os resultados apontaram para
uma aprendizagem satisfatória dos conceitos relacionados à eletricidade atmosférica, tendo em vista os
seminários, relatórios e questionários respondidos antes e após as intervenções. A abordagem
possibilitou que os alunos compreendessem elementos típicos da Educação CTS e da Natureza da
Ciência, permitindo ampliar sua conscientização acerca de questões socioambientais, favorecendo a
construção de conhecimentos relacionados aos conceitos que envolvem a eletricidade atmosférica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.