PERSPECTIVA CTS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: REFLEXÕES ACERCA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS
Resumo
Entendemos que o enfoque Ciência Tecnologia Sociedade (CTS) se configura elemento
fundamental para que as pessoas possam compreender questões centrais que envolvem a vivência
em coletividade e agir pelo bem comum. Neste sentido, a escola e por consequência, a formação
inicial de professores, possui papel essencial, de modo que defendemos que os futuros professores
tenham, já durante a formação inicial, discussões e vivências teórico-práticas que contemplem
elementos da abordagem CTS. Objetiva-se com esse trabalho contribuir com formas de inserção da
abordagem CTS na formação inicial de professores de ciências. As ações didático-pedagógicas
discutidas foram desenvolvidas por duas docentes em componentes curriculares do curso de
Ciências Exatas - Licenciatura, do Campus Caçapava do Sul/RS, da Universidade Federal do
Pampa. As sequências didáticas elaboradas pelos licenciandos possuem forte viés interdisciplinar.
Este fato é atribuído à própria estrutura curricular do curso, ao permitir que licenciandos de
diferentes percursos formativos estejam matriculados ao mesmo tempo na mesma componente. Isso
favorece e estimula a proposição de estratégias de ensino com características interdisciplinares, a
exemplo do Júri Simulado e a elaboração de sequências didáticas, de forma que, naturalmente, os
planejamentos didático-pedagógicos passem a ter um viés interdisciplinar. As possibilidades
metodológicas discutidas - elaboração de sequências de atividades e júri simulado - apresentam
potencial para inserção de discussões sociocientíficas na formação inicial e consequentemente na
atuação futura destes profissionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.