PERSPECTIVA CTS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: REFLEXÕES ACERCA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS

Autores

  • SANDRA HUNSCHE
  • ELENIZE RANGEL NICOLETTI

Resumo

Entendemos que o enfoque Ciência Tecnologia Sociedade (CTS) se configura elemento
fundamental para que as pessoas possam compreender questões centrais que envolvem a vivência
em coletividade e agir pelo bem comum. Neste sentido, a escola e por consequência, a formação
inicial de professores, possui papel essencial, de modo que defendemos que os futuros professores
tenham, já durante a formação inicial, discussões e vivências teórico-práticas que contemplem
elementos da abordagem CTS. Objetiva-se com esse trabalho contribuir com formas de inserção da
abordagem CTS na formação inicial de professores de ciências. As ações didático-pedagógicas
discutidas foram desenvolvidas por duas docentes em componentes curriculares do curso de
Ciências Exatas - Licenciatura, do Campus Caçapava do Sul/RS, da Universidade Federal do
Pampa. As sequências didáticas elaboradas pelos licenciandos possuem forte viés interdisciplinar.
Este fato é atribuído à própria estrutura curricular do curso, ao permitir que licenciandos de
diferentes percursos formativos estejam matriculados ao mesmo tempo na mesma componente. Isso
favorece e estimula a proposição de estratégias de ensino com características interdisciplinares, a
exemplo do Júri Simulado e a elaboração de sequências didáticas, de forma que, naturalmente, os
planejamentos didático-pedagógicos passem a ter um viés interdisciplinar. As possibilidades
metodológicas discutidas - elaboração de sequências de atividades e júri simulado - apresentam
potencial para inserção de discussões sociocientíficas na formação inicial e consequentemente na
atuação futura destes profissionais.

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Publicado

2022-01-06