PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM ENFOQUE CTS: UM ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

  • MARCELO DE SOUZA MEDEIROS
  • MARCELO BEZERRA DE MORAIS
  • ALBINO OLIVEIRA NUNES

Resumo

Com este artigo apresentamos a constituição de um estudo do tipo Estado do Conhecimento,
com o objetivo geral de investigar as produções brasileiras em nível de pós-graduação stricto sensu que
tratam de “CTS” na Educação Matemática. Trata-se, portanto, de uma investigação bibliográfica, de
natureza básica, com abordagem qualitativa e, para alcançar o objetivo proposto, produzimos o corpus
da pesquisa mapeando os trabalhos já defendidos e disponibilizados nas bases de dados da Biblioteca
Digital de Teses e Dissertações e do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A partir desse
movimento, foram detectados 13 trabalhos, sendo 10 dissertações e 3 teses, os quais foram analisados
sob a óptica da Análise do Conteúdo, considerando as categorias de análise constituídas a priori:
temporalidade dos trabalhos, regiões com incidência destes e objetivos dos estudos. Como resultados de
nossa investigação, é possível apontar que: esta é uma temática recente no campo da Educação
Matemática e que ainda carece de estudos; a maior parte dos trabalhos foi desenvolvida na região sul,
ao passo que verificou-se uma inexistência de trabalhos desta natureza nas regiões Norte e
Centro-Oeste e; por fim, a maioria destes trabalhos traz, em seus objetivos, alguma relação do enfoque
CTS com a perspectiva teórica da Educação Matemática Crítica.

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Publicado

2022-01-06