PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM ENFOQUE CTS: UM ESTADO DO CONHECIMENTO
Resumo
Com este artigo apresentamos a constituição de um estudo do tipo Estado do Conhecimento,
com o objetivo geral de investigar as produções brasileiras em nível de pós-graduação stricto sensu que
tratam de “CTS” na Educação Matemática. Trata-se, portanto, de uma investigação bibliográfica, de
natureza básica, com abordagem qualitativa e, para alcançar o objetivo proposto, produzimos o corpus
da pesquisa mapeando os trabalhos já defendidos e disponibilizados nas bases de dados da Biblioteca
Digital de Teses e Dissertações e do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A partir desse
movimento, foram detectados 13 trabalhos, sendo 10 dissertações e 3 teses, os quais foram analisados
sob a óptica da Análise do Conteúdo, considerando as categorias de análise constituídas a priori:
temporalidade dos trabalhos, regiões com incidência destes e objetivos dos estudos. Como resultados de
nossa investigação, é possível apontar que: esta é uma temática recente no campo da Educação
Matemática e que ainda carece de estudos; a maior parte dos trabalhos foi desenvolvida na região sul,
ao passo que verificou-se uma inexistência de trabalhos desta natureza nas regiões Norte e
Centro-Oeste e; por fim, a maioria destes trabalhos traz, em seus objetivos, alguma relação do enfoque
CTS com a perspectiva teórica da Educação Matemática Crítica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.