A PRÁTICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR COMO CONTEXTO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DE PROJETOS COM ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

  • JOÃO RICARDO NEVES DA SILVA
  • ELIANE MATESCO CRISTOVÃO
  • JANAINA ROBERTA DOS SANTOS
  • JANE RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre as possibilidades e limites de uma
disciplina de Prática de Ensino Interdisciplinar como contexto para a elaboração de propostas de
abordagem CTS no ensino de Ciências e Matemática. A disciplina, elaborada e realizada em parceria
entre os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química de uma
Universidade Pública Federal, visa a integração dos alunos desses cursos em um processo de
planejamento, implementação e avaliação de um projeto interdisciplinar temático a ser desenvolvido na
escola, sendo a CTS uma das abordagens adotadas pelos licenciandos, de acordo com o tema escolhido,
em parceria com a escola. Nesta pesquisa foram analisados os projetos e relatos de aplicação dos
licenciandos pertencentes a esta prática de ensino desenvolvidos nas quatro edições da disciplina
(2017-2020). A questão “Que aspectos do enfoque CTS são contemplados quando licenciandos de áreas
distintas elaboram projetos e os implementam na educação básica?” norteou as análises dos projetos
elaborados, das apresentações e das narrativas do processo de implementação. Os resultados
demonstram quatro categorias proeminentes de relações construídas pelos licenciandos da abordagem
CTS durante os projetos e permite discutir o caráter indisciplinar da formação inicial de professores de
ciências e matemática a partir do contexto desta disciplina.

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Publicado

2022-01-06