NOSSAS IDEIAS SÃO FILHAS DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS? O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Resumo
A Ciência, Tecnologia e a Sociedade (CTS) contribuem para o ensino e aprendizagem nos
vários níveis educacionais, possibilitando contextualizar os conteúdos de ensino que fazem parte dos
currículos nacionais, permitindo uma maior reflexão aos estudantes numa visão ampla em relação aos
aspectos para a sua formação cidadã. Considerando que a escola deve proporcionar a mediação dos
conhecimentos adquiridos para serem contextualizados pelos estudantes, é adequado que o professor
tenha uma excelência em sua formação profissional, tanto no ensino superior quanto na formação
continuada para contribuir com essa formação. Formar professores habilitados e engajados nas
discussões CTS é a base para a ampliação do movimento CTS e com essa visão o objetivo deste
trabalho é apresentar as considerações dos(as) discentes de um curso de formação de professores em
Ciências Biológicas de uma universidade pública federal sobre seu modelo atual sobre a Ciência e
Tecnologia. Participaram da pesquisa seis graduandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
da Universidade Federal de São João Del-Rei – Campus Dom Bosco/Brasil. Esse trabalho foi
desenvolvido durante a disciplina de Prática de Ensino de Ciências (36h/aula). Como procedimento
metodológico recorremos a ação-intervenção pedagógica (pré-teste, intervenção pedagógica e
pós-teste), cujo objetivo foi verificar como os graduandos veem o modelo atual de Ciências e
Tecnologia. Para análise dos resultados utilizamos o método de análise de conteúdo. Os resultados
apontam diferentes modelos de Ciência e Tecnologia demonstrada pelos estudantes, o que indica que
os sujeitos compreenderam a importância da abordagem sugerida na pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.