NOSSAS IDEIAS SÃO FILHAS DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS? O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Autores

  • RICARDO PEREIRA SEPINI
  • SONIA APARECIDA CABRAL

Resumo

A Ciência, Tecnologia e a Sociedade (CTS) contribuem para o ensino e aprendizagem nos
vários níveis educacionais, possibilitando contextualizar os conteúdos de ensino que fazem parte dos
currículos nacionais, permitindo uma maior reflexão aos estudantes numa visão ampla em relação aos
aspectos para a sua formação cidadã. Considerando que a escola deve proporcionar a mediação dos
conhecimentos adquiridos para serem contextualizados pelos estudantes, é adequado que o professor
tenha uma excelência em sua formação profissional, tanto no ensino superior quanto na formação
continuada para contribuir com essa formação. Formar professores habilitados e engajados nas
discussões CTS é a base para a ampliação do movimento CTS e com essa visão o objetivo deste
trabalho é apresentar as considerações dos(as) discentes de um curso de formação de professores em
Ciências Biológicas de uma universidade pública federal sobre seu modelo atual sobre a Ciência e
Tecnologia. Participaram da pesquisa seis graduandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
da Universidade Federal de São João Del-Rei – Campus Dom Bosco/Brasil. Esse trabalho foi
desenvolvido durante a disciplina de Prática de Ensino de Ciências (36h/aula). Como procedimento
metodológico recorremos a ação-intervenção pedagógica (pré-teste, intervenção pedagógica e
pós-teste), cujo objetivo foi verificar como os graduandos veem o modelo atual de Ciências e
Tecnologia. Para análise dos resultados utilizamos o método de análise de conteúdo. Os resultados
apontam diferentes modelos de Ciência e Tecnologia demonstrada pelos estudantes, o que indica que
os sujeitos compreenderam a importância da abordagem sugerida na pesquisa.

Downloads

Publicado

2022-01-06