ENFOQUE CTS, FÍSICA E COTIDIANO: UM ESTUDO A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM PROJETO TEMÁTICO

Autores

  • PATRÍCIA SOUSA CARVALHO
  • GIOVANNA DOS SANTOS FERREIRA
  • LUCIANO FERNANDES SILVA

Resumo

Ainda é comum que alunos da educação básica apresentem desinteresse pelos componentes
curriculares de Ciências da Natureza, em especial conceitos associados com a disciplina Física. Alguns
educadores reconhecem que muitos elementos devem ser considerados para entender esse fato,
todavia, indicam que parte desta explicação está na pouca relação que os alunos conseguem estabelecer
entre conceitos científicos e aspectos de seus cotidianos. Diante desse cenário, elaborou-se uma
investigação que pudesse fornecer dados para responder à pergunta: que compreensões alunos do
ensino médio estabelecem entre conceitos da Física e aspectos do cotidiano a partir do
desenvolvimento de um projeto temático fundamentado no enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade
(CTS)? Para coletar os dados, desenvolveu-se um projeto temático denominado “Física das
Tempestades”. Este projeto foi composto por oito aulas, sendo cada uma com 50 minutos. O
desenvolvimento do projeto temático ocorreu em uma turma do segundo ano do ensino médio de uma
escola pública localizada no sul do estado de Minas Gerais. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e foi
orientada pela perspectiva do professor-pesquisador. Os dados da pesquisa são provenientes de todo
material produzido pelos estudantes e de anotações constantes em cadernos de campo das
investigadoras. A partir dos resultados da investigação foi possível identificar e compreender aspectos
que possibilitam os alunos relacionarem conceitos científicos envolvidos no tema Física das
Tempestades com suas vidas cotidianas. De modo especial, percebemos que alunos passaram a
compreender de modo mais consistente alguns perigos relacionados com ambientes abertos e descargas
elétricas atmosféricas.

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Publicado

2022-01-06