CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PAUTADA NA EDUCAÇÃO CTS E NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir uma proposta diferenciada de formação
continuada em Ciências para os anos iniciais, a partir das demandas que foram apresentadas por
professoras de uma escola de Educação Básica à Universidade. Tendo como referenciais teóricos a
Educação CTS e o Ensino de Ciências por Investigação, apresentamos e analisamos três encontros
formativos realizados e os produtos construídos. Trabalhamos com as professoras aproximações entre
elementos dos dois campos de conhecimento, como a problematização a partir de temas socialmente
relevantes, da Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), e a importância da investigação,
levantamento de hipóteses, discussões coletivas sobre os fenômenos investigados e registro do Ensino
de Ciências por Investigação (ENCI). Os dados revelam que embora as professoras tenham inserido
algumas questões sociais em suas propostas de atividades como forma de motivação, não conseguiram
ainda fazer as inter-relações entre estas e o conhecimento científico e tecnológico. Verificamos também
que algumas perguntas ainda precisam alcançar o caráter investigativo, de modo a não serem somente
questionamentos sobre os processos do experimento. No entanto, acreditamos que tanto os
procedimentos metodológicos da formação, pautados no Desenvolvimento Profissional Docente,
quanto a junção de elementos desses dois campos de conhecimento possam colaborar com o ensino de
Ciências para os anos iniciais, no sentido de promover a alfabetização científica das professoras e,
consequentemente, de seus alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.