CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PAUTADA NA EDUCAÇÃO CTS E NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

Autores

  • CHRISTIANA ANDRÉA VIANNA PRUDÊNCIO
  • LUCIANA SEDANO

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir uma proposta diferenciada de formação
continuada em Ciências para os anos iniciais, a partir das demandas que foram apresentadas por
professoras de uma escola de Educação Básica à Universidade. Tendo como referenciais teóricos a
Educação CTS e o Ensino de Ciências por Investigação, apresentamos e analisamos três encontros
formativos realizados e os produtos construídos. Trabalhamos com as professoras aproximações entre
elementos dos dois campos de conhecimento, como a problematização a partir de temas socialmente
relevantes, da Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), e a importância da investigação,
levantamento de hipóteses, discussões coletivas sobre os fenômenos investigados e registro do Ensino
de Ciências por Investigação (ENCI). Os dados revelam que embora as professoras tenham inserido
algumas questões sociais em suas propostas de atividades como forma de motivação, não conseguiram
ainda fazer as inter-relações entre estas e o conhecimento científico e tecnológico. Verificamos também
que algumas perguntas ainda precisam alcançar o caráter investigativo, de modo a não serem somente
questionamentos sobre os processos do experimento. No entanto, acreditamos que tanto os
procedimentos metodológicos da formação, pautados no Desenvolvimento Profissional Docente,
quanto a junção de elementos desses dois campos de conhecimento possam colaborar com o ensino de
Ciências para os anos iniciais, no sentido de promover a alfabetização científica das professoras e,
consequentemente, de seus alunos.

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Publicado

2022-01-06