USINAS HIDRELÉTRICAS E ENERGIA: UMA UNIDADE DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
Uma unidade de ensino abordando, de forma apropriada, acessível e diferenciada, o
funcionamento da turbina de uma usina hidrelétrica, com destaque para o fenômeno da indução
eletromagnética é apresentada neste trabalho. Essa unidade foi implementada na modalidade Educação
de Jovens e Adultos em uma escola pública do município de Manaus/AM entre setembro e dezembro
de 2015. A aproximação ao enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade foi possível a partir da perspectiva
freireana, organizando os conteúdos e os recursos didáticos. A metodologia de ensino explora a
dialogicidade entre os fundamentos temáticos e dimensões dos saberes, sempre comprometido com as
interconexões entre conceitos básicos em matemática e física. Destaca-se o uso da técnica de ensino
Prediga-Observe-Explique (POE), buscando valorizar as ideias prévias dos alunos, explorando a
dialética em atividades experimentais reais, virtuais, e em especial, na modalidade demonstrativa,
associando nesse âmbito ao uso de recursos dialógicos e analógicos como processos articuladores de
uma educação crítica e humana, alinhada assim à concepção freireana. Para isso, vinculamos o contexto
de ensino a situações corriqueiras reais e/ou familiares aos alunos sobre o conceito de energia e das
relações conceituais necessárias de entorno. As situações vivenciadas esboçam a mobilização de ideias
pelos participantes para a explicação dos fenómenos e a conclusão remete à necessidade da reflexão
crítica sobre a própria prática pedagógica, a fim de superar os usuais mecanismos de transmissão e
recepção do ensino baseado em narrativa, rumo a posturas dialógicas e que desencadeiem maior
flexibilização nas configurações curriculares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.