EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: POSSÍVEIS INTERLOCUÇÕES
Resumo
A Educação Ambiental, bem como, o movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS),
surgem em um período de turbulência e questionamento social e ambiental, enfatizando os impactos
das tecnologias e o distanciamento do progresso científico no bem-estar para grande parte das
populações humanas. Entretanto, a forma e os conteúdos com que cada área ou campo de
conhecimento apreendem e expressam os temas ambientais tendem a se diferenciar representando suas
especificidades, seu contexto histórico e ideológico, bem como, seus horizontes de atuação. Com base
neste cenário, o artigo tem por objetivo analisar a diversidade de compreensões e propostas
endereçadas à Educação Ambiental influencia a perspectiva intitulada CTS ou CTSA dirigida para
ensino de Ciências. A metodologia empregada foi conduzida sob o viés do estudo do “estado da arte”, e
foi realizada a partir da busca do termo "CTS". Assim, foram encontradas dissertações e teses, dentre as
quais tabulou-se vinte e duas. A categorização foi embasada pelo referencial teórico das
macrotendências de Layrargues e Lima (2011) e a análise dos dados foi realizada com base nos
procedimentos da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2004). Conclui-se que há um número
considerável de pesquisadores da área das Ciências Naturais (com maior concentração na área da
Química) focados em buscar diálogo interdisciplinar nos campos da EA e da perspectiva CTS ou CTSA.
Entretanto, essa forma de abordagem ainda é recente. Acreditamos na capacidade do meio ambiente de
englobar a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e suas diferentes inter-relações, expandindo suas
reflexões com o olhar crítico e promovendo práticas pedagógicas transformadoras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.