EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: POSSÍVEIS INTERLOCUÇÕES

Autores

  • MARIA DE LOURDES SPAZZIANI
  • NIJIMA NOVELLO RUMENOS
  • IGOR MIRAS THOMÉ

Resumo

A Educação Ambiental, bem como, o movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS),
surgem em um período de turbulência e questionamento social e ambiental, enfatizando os impactos
das tecnologias e o distanciamento do progresso científico no bem-estar para grande parte das
populações humanas. Entretanto, a forma e os conteúdos com que cada área ou campo de
conhecimento apreendem e expressam os temas ambientais tendem a se diferenciar representando suas
especificidades, seu contexto histórico e ideológico, bem como, seus horizontes de atuação. Com base
neste cenário, o artigo tem por objetivo analisar a diversidade de compreensões e propostas
endereçadas à Educação Ambiental influencia a perspectiva intitulada CTS ou CTSA dirigida para
ensino de Ciências. A metodologia empregada foi conduzida sob o viés do estudo do “estado da arte”, e
foi realizada a partir da busca do termo "CTS". Assim, foram encontradas dissertações e teses, dentre as
quais tabulou-se vinte e duas. A categorização foi embasada pelo referencial teórico das
macrotendências de Layrargues e Lima (2011) e a análise dos dados foi realizada com base nos
procedimentos da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2004). Conclui-se que há um número
considerável de pesquisadores da área das Ciências Naturais (com maior concentração na área da
Química) focados em buscar diálogo interdisciplinar nos campos da EA e da perspectiva CTS ou CTSA.
Entretanto, essa forma de abordagem ainda é recente. Acreditamos na capacidade do meio ambiente de
englobar a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e suas diferentes inter-relações, expandindo suas
reflexões com o olhar crítico e promovendo práticas pedagógicas transformadoras.

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Publicado

2022-01-06