ENSINO DE ENERGIA: APRIMORAMENTO DA VISÃO CRÍTICA DOS ALUNOS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PAUTADA NO ENFOQUE CTS

Autores

  • LUCAS DE PAULO LAMEU
  • ALICE ASSIS

Resumo

Este trabalho é fruto de uma tese de doutorado em que se aplicou uma sequência didática, que
aborda o tema energia, em uma sala da 1ª série do Ensino Médio, de uma escola do Programa do
Ensino Integral do Estado de São Paulo, entre março e junho de 2018. Essa sequência, pautada no
enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade, foi aplicada de acordo com a dinâmica dos três momentos
pedagógicos. Neste artigo, verificou-se de que forma essa aplicação promoveu nos alunos uma visão
crítica sobre esse tema. Os dados analisados foram constituídos pelas respostas escritas dos alunos às
atividades desenvolvidas em algumas das aulas e pelas respostas à entrevista realizada ao final da
aplicação da sequência didática. O tratamento qualitativo dos dados se deu por meio da Análise de
Conteúdo. Os resultados mostraram que o uso dessa sequência didática nessa perspectiva viabilizou que
os alunos refletissem criticamente acerca das relações entre os aspectos científicos, tecnológicos, sociais
e ambientais, manifestando um aprimoramento em sua consciência crítica, o que pode ter refletido em
ações conscientes, associadas a esses aspectos, em seu meio social.

Downloads

Publicado

2022-01-06