ENSINO DE ENERGIA: APRIMORAMENTO DA VISÃO CRÍTICA DOS ALUNOS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PAUTADA NO ENFOQUE CTS
Resumo
Este trabalho é fruto de uma tese de doutorado em que se aplicou uma sequência didática, que
aborda o tema energia, em uma sala da 1ª série do Ensino Médio, de uma escola do Programa do
Ensino Integral do Estado de São Paulo, entre março e junho de 2018. Essa sequência, pautada no
enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade, foi aplicada de acordo com a dinâmica dos três momentos
pedagógicos. Neste artigo, verificou-se de que forma essa aplicação promoveu nos alunos uma visão
crítica sobre esse tema. Os dados analisados foram constituídos pelas respostas escritas dos alunos às
atividades desenvolvidas em algumas das aulas e pelas respostas à entrevista realizada ao final da
aplicação da sequência didática. O tratamento qualitativo dos dados se deu por meio da Análise de
Conteúdo. Os resultados mostraram que o uso dessa sequência didática nessa perspectiva viabilizou que
os alunos refletissem criticamente acerca das relações entre os aspectos científicos, tecnológicos, sociais
e ambientais, manifestando um aprimoramento em sua consciência crítica, o que pode ter refletido em
ações conscientes, associadas a esses aspectos, em seu meio social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.