ANÁLISIS Y REDISEÑO DE UNA UNIDAD DIDÁCTICA DE ISOMETRÍAS PLANAS, MEDIANTE LOS CRITERIOS DE IDONEIDAD DIDÁCTICA
Resumo
El objetivo de este artículo es describir la reflexión que hace un futuro profesor de la creación, implementación y rediseño de una unidad didáctica (UD) de isometrías en el plano, puesta en práctica con un grupo de alumnos de secundaria de un instituto público de Barcelona. La valoración cualitativa de la UD y su rediseño fue realizada en base a los Criterios de Idoneidad Didáctica, una herramienta que permite evaluar de forma operativa un proceso didáctico según su adecuación a una serie de parámetros bien delimitados por el marco teórico del Enfoque Ontosemiótico. Particularmente, se concluye que, pese a que las adecuaciones cognitiva y ecológica determinaran la programación didáctica, se debería haber atribuido un mayor peso al criterio epistémico y al fomento del proceso de conexiones intramatemáticas. Esto hubiera acercado al alumnado a la complejidad real del objeto matemático de estudio y hubiera enriquecido el trabajo interdisciplinar, ensalzando uno de los objetivos del futuro profesor: el análisis de un conjunto de obras de arte desde una óptica matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.