CRITERIOS IMPLÍCITOS UTILIZADOS POR COORDINADORES PEDAGÓGICOS CUANDO REFLEXIONAN SOBRE PROCESOS DE PLANIFICACIÓN DE TAREAS MATEMÁTICAS
Resumo
Este artículo busca identificar qué Criterios de Idoneidad Didáctica implícitos son utilizados por los coordinadores pedagógicos en la planificación de tareas matemáticas. Este análisis es parte de un estudio más amplio cuyo objetivo es observar tales criterios antes y después de un proceso formativo. Se trata de una investigación cualitativa, de naturaleza interventora y colaborativa, realizada con coordinadores pedagógicos de los años iniciales de la Enseñanza Fundamental de la red municipal de Planaltino – Bahia, Brasil. Los datos analizados se obtuvieron de un grupo de coordinadores, procurando identificar tales criterios antes de un proceso formativo. Los resultados evidenciaron que los coordinadores tienen en cuenta razonablemente bien aspectos relacionados a la Matemática oficial, a la claridad y adecuación del lenguaje y a las diferencias entre los niveles de aprendizaje. Sin embargo, los aspectos referentes a lo afectivo, a la argumentación, a la variación del tipo y de la naturaleza de las tareas no se tienen casi en cuenta. A partir de los Criterios de Idoneidad Didáctica implícitos, en el proceso formativo se puso atención a todas las idoneidades, especialmente a las que menos tuvieron en cuenta los coordinadores: la afectiva, la de medios y la interaccional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.