F O RM A C I Ó N DE P R O F E S O R E S Y MO D E L A C I Ó N EN L A E D U C A C I Ó N : R E F L E X I O N E S S O B R E L A P R Á C T I C A DE D O C E N T E S Q U E E N S E Ñ A N MAT EMÁT I C A S
Resumo
Este artículo tiene como objetivo comprender cómo un proceso de formación, a la
luz de la Modelación en Educación, puede contribuir a la reflexión sobre la práctica docente.
Los participantes de la capacitación son profesores de Matemáticas de una escuela primaria
estatal ubicada en el sur de Bahía, Brasil. Para para organizar el análisis de datos, el estudio
cualitativo se basa en la técnica del mapeo en la investigación educativa. Como resultado se
observa que, para cada docente, existe un modelo en la práctica y este modelo es inherente a su
desempeño profesional. Además, se observa que las percepciones de los docentes son factores
que determinan la conducta y el resultado de cada trabajo con la Modelación. A pesar de que
los proyectos generaron resultados significativos para esta escuela, para los estudiantes y para
los docentes, se observa que no se cumplen, estrictamente, los estándares prescritos por el
método de enseñanza Modelación en Educación. Sin embargo, las capacitaciones y encuentros
prácticos han permitido a estos docentes reflexionar sobre sus prácticas y nuevas posibilidades
para trabajar las Matemáticas de una forma más dinámica y significativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.