REFLEX IONES DE FUTUROS PROFESORES DE MATEMÁTICA: CONTRIBU CIONES DE U N TALLER EN LA FORMACIÓN INICIAL
Resumo
La reflexión d e las a cciones propias es parte integrante del proce so de formación y
cotidiano del profe sor. Es por me d io de ella que el docente pue de evaluar y calificar el pro pio
traba j o, así como tam b i é n constituir su identidad docente. Así, el objetivo de es t a
investigación f ue comprender c ó mo profe sores de matemática en forma ción perci ben su s
a cciones al participar d e talleres e n l a Educa ción Básica sobr e l as perspectivas de des arrollo
pe rsonal y profe sional. La fundamentación teórica s e constitu y ó princip almente, de autores
que discuten la profe sionaliza ción docente, l a constitu ción d e l a identidad del profesor y la
reflexión como un proce so engendrado en es t as do s dimens iones El estud i o es de enfoque
c ualitati v o del tipo estud io de caso que contó con l a colabora ción de estud i antes de
licenciatura en matemática de un a instituc ión pública federal de l su r de Brasil, que cursa ba n
l as asignaturas de metodología y prá c tica de ens eñanza d e l a matemática, componen tes
obligato rios d e l os currículos. Los dat os re cole ctados mediante graba ci o ne s d e encuentros
síncronos f ueron transcri tos y analiz ados por me d io d el Análisis Textual Discursiv o (
Los resultados presentados apuntan a que la reflexión d e l os profesores investigados está en
consona nc ia con cuatro categorí as: 1) Emo ciones y sentim ientos; 2) Dificultades p resenta das
3) Aprendizaje realizad o por los profesores; y 4) Recursos y estrategias de enseñanza
empleadas Las categorías finales expresan que los momentos de reflexión sobr e la prop ia
prá ctica pueden contribuir con l a forma ción del futuro profe sor, más allá de aspectos técnicos
de la profe s ión docente, pero con foco en e l fortalecim i ento de los aspectos emociona le s.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.