REFLEXIONES DE PROFESORES EN SERVICIO SOBRE LA IDONEIDAD DIDÁCTICA DE VIDEOS EDUCATIVOS
Resumo
En el marco del enfoque ontosemiótico se ha introducido la noción de idoneidad
didáctica como una herramienta para guiar la reflexión global sobre la práctica didáctica, su
valoración y mejora progresiva. En este trabajo se describe una experiencia formati va con trece
profesores de matemáticas de educación secundaria en servicio orientada al desarrollo de su
competencia de análisis y valoración de la idoneidad didáctica de procesos de estudio
matemáticos. Se utiliza como contexto de reflexión el análisis de cuatro videos educativos
seleccionados de YouTube TM dado que e stos constituyen un recurso ampliamente aceptado por
la comunidad estudiantil como medio para el aprendizaje de las matemáticas. A los
participantes se les propuso en un primer momento analizar y valorar en escala de 0 a 10
cuatro vídeos sobre repartos directamente proporcionales, previamente seleccionados y
valorados por un equipo de investigadores. En un segundo momento se discutió en forma
conjunta cuáles podrí an ser los criterios necesarios para abordar análisis de este tipo. Por
último, se presento la herramienta idoneidad didáctica mostrando el análisis detallado
realizado por el equipo de investigación Como resultado se observa que, si bien los criterios
gl obales otorgados por los participantes para valorar los videos son muy similares a l o s
otorgados por los investigadores, ciertos aspectos como errores e imprecisiones son pasados
por alto. Se concluye la necesidad de llevar a cabo acciones formativas espec íficas para que el
profesor de matemáticas conozca esta herramienta y adquiera competencia para su uso
pertinente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.