DOMÍNIOS DA METACOGNIÇÃO: QUAIS PERCEPÇÕES OS ESTUDANTES TÊM SOBRE ELES?
Resumo
Resumo: Neste artigo trazemos os resultados de uma investigação que procurou evidenciar as percepções que estudantes do Ensino Médio possuíam a respeito da ativação dos domínios da metacognição, quando descreviam sobre o próprio processo de aprendizagem ao responderem a algumas questões inseridas em um questionário autoavaliativo relacionado com a aprendizagem de Física. Tal coleta foi realizada com quarenta e quatro estudantes de uma escola privada do Estado do Paraná. Para a organização e interpretação das respostas e para a elaboração de categorias, pautamo-nos nos procedimentos sugeridos pela Análise Textual Discursiva (ATD). Por meio das descrições apresentadas nas respostas dos estudantes, foram evidenciadas percepções do processamento cognitivo e conhecimento metacognitivo processual, desenvolvidos por meio da consciência do processo envolvido na aprendizagem e, principalmente, pela reflexão metacognitiva nessas experiências de aprendizagem. Além disso, observamos indícios da mobilização dos elementos do sistema metacognitivo por meio da reflexão metacognitiva, do reconhecimento do processo cognitivo, quando os estudantes fazem comparações entre estratégias e reflexões metacognitivas a respeito do processo de aprendizagem e da clareza dos conhecimentos cognitivos, tanto a nível pessoal como da tarefa. Pelos sentimentos expressos pelos estudantes chegamos à experiência metacognitiva, trazendo apontamentos sobre sensações ou necessidade da correção/alteração de estratégias e que a habilidade metacognitiva foi acionada pelas memórias, dos sentimentos da experiência metacognitiva, possibilitando a armazenagem e reorganização de informações afetivas, a respeito do aprender, que compõem o conhecimento metacognitivo, reestruturando, também, o sistema metacognitivo como um todo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.