METACOGNIÇÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS TESES E DISSERTAÇÕES NACIONAIS: O QUE REVELAM OS ESTUDOS?
Resumo
Resumo: O estudo parte da problemática relativa à aprendizagem em Matemática e toma como possibilidade a associação com a metacognição, tendo como pressuposto que a ativação do pensamento metacognitivo atua como alternativa para qualificar a aprendizagem. Diante disso questiona sobre o que revelam as teses e dissertações nacionais que buscam o diálogo entre a Matemática, seu ensino e a metacognição. Para tanto, realizou-se um estudo junto às produções de 2012-2021 disponibilizadas no BDTD, com objetivo de verificar o foco de interesse, discussões e principais resultados desses estudos. A pesquisa do tipo estado do conhecimento, identificou após critérios de inclusão e exclusão, 13 dissertações e duas teses. Esses trabalhos foram analisados e os resultados corroboram, em certa medida, os estudos estrangeiros que mostram a pertinência do uso de estratégias metacognivas com o ensino de matemática, especialmente no contexto da resolução de problemas. Nesse aspecto, os estudos investigados apontaram para uma associação da resolução de problemas com as habilidades metacognitivas, inclusive apontando que ela permite desenvolver no aluno destrezas relacionadas ao pensamento metacognitivo e que podem se mostrar frutíferas em diferentes situações de aprendizagem ou mesmo da vida cotidiana. Por outro lado, esses estudos mostram que as pesquisas que tiveram como objeto o trabalho do professor, se mostram em número reduzido e pode ser um dos motivos pelos quais a metacognição não tem sido considerada na prática pedagógica dos professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.