METACOGNIÇÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS TESES E DISSERTAÇÕES NACIONAIS: O QUE REVELAM OS ESTUDOS?

Autores

  • ANDRÉ ALVES SOBREIRA
  • HOZANA FREITAS DA COSTA
  • JOSÉ DOS SANTOS FERREIRA
  • CLECI TERESINHA WERNER DA ROSA

Resumo

Resumo: O estudo parte da problemática relativa à aprendizagem em Matemática e toma como possibilidade a associação com a metacognição, tendo como pressuposto que a ativação do pensamento metacognitivo atua como alternativa para qualificar a aprendizagem. Diante disso questiona sobre o que revelam as teses e dissertações nacionais que buscam o diálogo entre a Matemática, seu ensino e a metacognição. Para tanto, realizou-se um estudo junto às produções de 2012-2021 disponibilizadas no BDTD, com objetivo de verificar o foco de interesse, discussões e principais resultados desses estudos. A pesquisa do tipo estado do conhecimento, identificou após critérios de inclusão e exclusão, 13 dissertações e duas teses. Esses trabalhos foram analisados e os resultados corroboram, em certa medida, os estudos estrangeiros que mostram a pertinência do uso de estratégias metacognivas com o ensino de matemática, especialmente no contexto da resolução de problemas. Nesse aspecto, os estudos investigados apontaram para uma associação da resolução de problemas com as habilidades metacognitivas, inclusive apontando que ela permite desenvolver no aluno destrezas relacionadas ao pensamento metacognitivo e que podem se mostrar frutíferas em diferentes situações de aprendizagem ou mesmo da vida cotidiana. Por outro lado, esses estudos mostram que as pesquisas que tiveram como objeto o trabalho do professor, se mostram em número reduzido e pode ser um dos motivos pelos quais a metacognição não tem sido considerada na prática pedagógica dos professores.

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Publicado

2022-11-11