A UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM COMO MOTIVADOR DA METACOGNIÇÃO

Autores

  • CLÁUDIA REGINA DE LIMA
  • ERNESTO ARCENIO VALDÉS RODRIGUEZ

Resumo

O presente artigo trata-se de uma sequência didática com três atividades relacionadas ao tema material genético. A justificativa da escolha do Instagram foi por ser de fácil acesso e bastante utilizada por jovens e adolescentes. A proposta busca analisar a potencialidade do Instagram como instrumento motivador da metacognição, como objetivo geral e identificar a promoção da metacognição durante a utilização do Instagram como espaço para postagens de atividades escolares e analisar em que condições o Instagram motiva a metacognição como objetivos específicos. A responsável por gerenciar o Instagram, para acesso exclusivo da turma foi a pesquisadora. Para a produção de dados, utilizou-se uma autoavaliação por grupo, um questionário respondido de forma individual, com questões subjetivas e uma sequência didática que teve como resultado: sete pesquisas, sete resumos para Studygram, cinco infográficos e dois podcasts, todas as atividades foram postadas no grupo fechado de Instagram da turma. Os resultados foram explorados usando a análise do conteúdo de acordo com Bardin.  Após a aplicação da proposta, observou-se que o Instagram serviu de elo e fortaleceu a afetividade entre professor e estudante. Os estudantes relataram ter meditado sobre o conhecimento que possuíam a respeito de assunto abordado antes de realizar suas atividades e em suas argumentações mencionaram que o fato de  publicarem suas produções  os motivou a desenvolver suas atividades de forma aprimorada e com atenção para evitar lapsos. Concluimos que a utilização do Instagram nos processos de ensino e aprendizagem proporcionou metacognição.

Downloads

Publicado

2022-11-11