RELACIONANDO SITUAÇÕES DE FRACASSO ESCOLAR EM MATEMÁTICA COM A APRENDIZAGEM DO TIPO QUEIJO SUÍÇO

Autores

  • Cristiano Marinho da Silva
  • Veleida Anahí da Silva
  • José da Silva Barros
  • Rita de Cácia Santos Souza

Resumo

A ideia principal deste estudo é relacionar as situações de fracasso escolar em matemática à aprendizagem do tipo queijo suíço. O objetivo do trabalho é mostrar que muitas das situações de fracasso escolar em matemática são provenientes de uma aprendizagem cheia de lacunas. Para tanto, a discussão se baseia em ideias de Charlot (2000) que trata de situações de fracasso escolar em termos de relações com o saber; Ausubel (1968) e Moreira (2001) com elementos sobre a Aprendizagem Significativa; e Khan (2002) que em seu livro “Um mundo, uma escola: a educação reinventada” critica o modelo de educação que promove uma “aprendizagem do tipo queijo suíço”. O esforço acadêmico consistiu em buscar elementos nos textos e ideias que corroboraram entre si, para então concluir-se que o ensino de matemática na prática docente deve estar pautado no domínio de habilidades em detrimento do cumprimento de grades curriculares em função do tempo.

Downloads

Publicado

2017-11-11