RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS, DISCURSO Y METACOGNICIÓN EN EDUCACIÓN PRIMARIA
Resumo
Resumen: La resolución de problemas aritméticos se encuentra completamente ligada al procesamiento de información que se da a través de los procesos cognitivos siendo la unidad de análisis el conocimiento ya sea de carácter formal e informal y que es expresado mediante el lenguaje en composiciones discursivas orales o escritas. Por ello, el objetivo del presente estudio fue analizar la representación de conocimiento en relación con las habilidades metacognitivas que tienen los alumnos de primero a sexto grado de primaria al resolver problemas aritméticos con palabras de suma y resta a través del Análisis Predicativo del Discurso. Los hallazgos de mayor relevancia señalan una carencia de estrategias para la preparación del problema a través de la producción del problema pues existe un quebranto entre la transformación de conocimiento a nivel representacional entre el lenguaje natural y el lenguaje matemático; sobre el enjuiciamiento del problema se vio reflejado la mecanización de respuestas al no producir estructuras discursivas que reportarán detalladamente lo realizado aspecto que se alinea con la falta de estrategias metacognitivas que autorregulen los procesos cognitivos y procedimentales que reportan poner en marcha en el momento de resolver un problema aritmético.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.