ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS E A RELAÇÃO DA AFETIVIDADE E COGNIÇÃO NO PLANEJAMENTO DE AULAS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • MARIA CLARA SILVA-FORSBERG
  • ELIZANGELA DA SILVA BARBOZA RAMOS

Resumo

Resumo: Considerando as contribuições das estratégias metacognitivas para o planejamento de atividades de Ciências e Matemática nos anos iniciais a partir da vivência de professoras em formação inicial, apresentamos aqui resultados de estudo realizado com o objetivo de analisar a relação entre afetividade e cognição no ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais, utilizando o Grupo Focal como estratégia de entrevista de modo a permitir um diálogo provocativo e entusiasmado por meio de sessões realizadas com os sujeitos da pesquisa, oportunizando discussões sobre medos, inseguranças e superações conquistadas no planejamento e execução de aulas de Ciências e Matemática. A elucidação dos elementos necessários para a análise dos dados produzidos se deu pelo uso da Análise Textual Discursiva (ATD) como técnica mais favorável à imersão e compreensão do fenômeno investigado. Os dados revelaram a necessidade de ampliação de espaços de discussão e construção coletiva dos saberes necessários para o ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais, permitindo às professoras em formação olharem para si mesmas em um processo de autoconhecimento e ressignificação de suas memórias, suas crenças e percepções como forma de potencializar seu conhecimento para o exercício docente. Verificou-se, ainda, que o uso das estratégias metacognitivas diminuiu a distância entre as professoras em formação e a construção de conhecimentos necessários para o ensino de Ciências e Matemática, contribuindo para uma prática docente que reconhece a constituição indissociável entre o afetivo e o cognitivo, sabendo que as experiências vivenciadas se transformam à medida que novas situações e desafios são postos e superados.

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Publicado

2022-11-11