ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS E A RELAÇÃO DA AFETIVIDADE E COGNIÇÃO NO PLANEJAMENTO DE AULAS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Resumo
Resumo: Considerando as contribuições das estratégias metacognitivas para o planejamento de atividades de Ciências e Matemática nos anos iniciais a partir da vivência de professoras em formação inicial, apresentamos aqui resultados de estudo realizado com o objetivo de analisar a relação entre afetividade e cognição no ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais, utilizando o Grupo Focal como estratégia de entrevista de modo a permitir um diálogo provocativo e entusiasmado por meio de sessões realizadas com os sujeitos da pesquisa, oportunizando discussões sobre medos, inseguranças e superações conquistadas no planejamento e execução de aulas de Ciências e Matemática. A elucidação dos elementos necessários para a análise dos dados produzidos se deu pelo uso da Análise Textual Discursiva (ATD) como técnica mais favorável à imersão e compreensão do fenômeno investigado. Os dados revelaram a necessidade de ampliação de espaços de discussão e construção coletiva dos saberes necessários para o ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais, permitindo às professoras em formação olharem para si mesmas em um processo de autoconhecimento e ressignificação de suas memórias, suas crenças e percepções como forma de potencializar seu conhecimento para o exercício docente. Verificou-se, ainda, que o uso das estratégias metacognitivas diminuiu a distância entre as professoras em formação e a construção de conhecimentos necessários para o ensino de Ciências e Matemática, contribuindo para uma prática docente que reconhece a constituição indissociável entre o afetivo e o cognitivo, sabendo que as experiências vivenciadas se transformam à medida que novas situações e desafios são postos e superados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.