METACOGNIÇÃO E TOMADA DE CONSCIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Resumo
Este artigo, de caráter qualitativo, tem por objetivo identificar relações entre a metacognição e a tomada de consciência manifestadas por estudantes de um quinto e um sexto ano do Ensino Fundamental ao investigar uma situação da realidade por meio da Modelagem Matemática, uma prática pedagógica tomada na perspectiva da Educação Matemática. Para a produção, coleta e análise dos dados, selecionamos uma atividade de Modelagem Matemática, “Quanto espaço temos para estudar?”, desenvolvida em duas turmas, um quinto e um sexto ano, de escolas públicas localizadas em um município do oeste paranaense. São dados da presente pesquisa os áudios dos momentos de discussão dos estudantes nos grupos e os registros escritos de suas resoluções. A análise dos dados é inspirada na Análise de Conteúdo e se dá por meio do que denominamos de episódios, momentos significativos das transcrições dos diálogos nos grupos durante o desenvolvimento da atividade. Identificamos relações entre a metacognição e a tomada de consciência quando os estudantes sentiram a necessidade de revisitar e monitorar seus processos cognitivos. De modo mais específico: no conhecimento do estudante sobre um conjunto de conhecimentos armazenados na memória para desenvolver a atividade; na administração dos componentes cognitivos para direcionar e investigar a situação-problema; e na avaliação das estratégias e processos cognitivos, ao explicar o que fez, resolver uma situação, dar prosseguimento à atividade ou refletir sobre outra abordagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.