METACOGNIÇÃO E TOMADA DE CONSCIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • MAYKON JHONATAN SCHRENK
  • RODOLFO EDUARDO VERTUAN

Resumo

Este artigo, de caráter qualitativo, tem por objetivo identificar relações entre a metacognição e a tomada de consciência manifestadas por estudantes de um quinto e um sexto ano do Ensino Fundamental ao investigar uma situação da realidade por meio da Modelagem Matemática, uma prática pedagógica tomada na perspectiva da Educação Matemática. Para a produção, coleta e análise dos dados, selecionamos uma atividade de Modelagem Matemática, “Quanto espaço temos para estudar?”, desenvolvida em duas turmas, um quinto e um sexto ano, de escolas públicas localizadas em um município do oeste paranaense. São dados da presente pesquisa os áudios dos momentos de discussão dos estudantes nos grupos e os registros escritos de suas resoluções. A análise dos dados é inspirada na Análise de Conteúdo e se dá por meio do que denominamos de episódios, momentos significativos das transcrições dos diálogos nos grupos durante o desenvolvimento da atividade. Identificamos relações entre a metacognição e a tomada de consciência quando os estudantes sentiram a necessidade de revisitar e monitorar seus processos cognitivos. De modo mais específico: no conhecimento do estudante sobre um conjunto de conhecimentos armazenados na memória para desenvolver a atividade; na administração dos componentes cognitivos para direcionar e investigar a situação-problema; e na avaliação das estratégias e processos cognitivos, ao explicar o que fez, resolver uma situação, dar prosseguimento à atividade ou refletir sobre outra abordagem.

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Publicado

2022-11-11