POSSÍVEL RELAÇÃO ENTRE A METACOGNIÇÃO E A ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS POR LICENCIANDOS EM QUÍMICA

Autores

  • MARCELLA SEIKA SHIMADA
  • GUSTAVO HENRIQUE SANTANA
  • SOLANGE WAGNER LOCATELLI

Resumo

Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar se os mapas conceituais têm o potencial para se constituírem de instrumentos metacognitivos considerando-se alunos licenciandos em química. Diante disso, foi sugerida a construção de um mapa conceitual pelos estudantes, em grupos, que respondia à pergunta focal: “O que avaliar, como avaliar e por que avaliar?”. O áudio da atividade foi gravado, transcrito e analisado segundo o referencial metodológico Locatelli e Arroio (2014). Em 20% dos casos foram identificados incidentes metacognitivos, sendo predominantemente monitoramento e confirmação, os quais possibilitaram a revisão e reconstrução de ideias durante o processo. Além disso, os dados evidenciaram que tarefas avaliadas como mais difíceis pelos alunos, manifestam maior número de eventos metacognitivos, ao passo que, o tempo e o cansaço influenciaram no decaimento dos incidentes. O estudo também aponta que a elaboração de um MC possibilita a evocação de níveis mais básicos da metacognição, sugerindo que níveis mais altos poderiam ser alcançados ao explorar outras etapas do MC.

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Publicado

2022-11-11