POSSÍVEL RELAÇÃO ENTRE A METACOGNIÇÃO E A ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS POR LICENCIANDOS EM QUÍMICA
Resumo
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar se os mapas conceituais têm o potencial para se constituírem de instrumentos metacognitivos considerando-se alunos licenciandos em química. Diante disso, foi sugerida a construção de um mapa conceitual pelos estudantes, em grupos, que respondia à pergunta focal: “O que avaliar, como avaliar e por que avaliar?”. O áudio da atividade foi gravado, transcrito e analisado segundo o referencial metodológico Locatelli e Arroio (2014). Em 20% dos casos foram identificados incidentes metacognitivos, sendo predominantemente monitoramento e confirmação, os quais possibilitaram a revisão e reconstrução de ideias durante o processo. Além disso, os dados evidenciaram que tarefas avaliadas como mais difíceis pelos alunos, manifestam maior número de eventos metacognitivos, ao passo que, o tempo e o cansaço influenciaram no decaimento dos incidentes. O estudo também aponta que a elaboração de um MC possibilita a evocação de níveis mais básicos da metacognição, sugerindo que níveis mais altos poderiam ser alcançados ao explorar outras etapas do MC.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.