METACOGNIÇÃO EM ESTRATÉGIA AUTORREGULATÓRIA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA
Resumo
O presente trabalho apresenta um estudo que buscou desenvolver habilidades metacognitivas e cognitivas na resolução de problemas em Física. Para tanto foi estabelecida a prática de Escolha e Resolução de Problemas (ERP) na disciplina de Fundamentos de Física I em um curso de Física-Licenciatura em uma universidade pública federal do nordeste brasileiro. Nesta disciplina, a ERP foi aplicada nas atividades e nos processos avaliativos. A ERP tem como pressupostos a autonomia, a reflexão e o feedback como adjuvantes nos fases do ciclo autorregulatório.Neste contexto, 27 estudantes participaram da pesquisa. Como instrumento de verificação das fases da autorregulação (Antecipação, Desempenho e Autoavaliação) foi estabelecido um questionário dividido em 3 momentos, um momento para cada fase aplicado na primeira e na última avaliação da disciplina. Para este trabalho, trazemos a análise do momento 2 (julgamento e monitoramento), relativo ao Desempenho no ciclo autorregulatório.Dos resultados observados se destacam três elementos importantes: nas perguntas de julgamento parece emergir questões relacionadas à função dialógica como operador metacognitivo específico, o aparecimento de diferenças metacognitivas associadas a objetivos de aprendizagem e objetivos de desempenho, e por fim, nas perguntas de monitoramento surge claramente a presença de instrumento pedagógico como um tipo de scaffold vigotskiano que auxilia “externamente” que os e as estudantes aloquem seus recursos psicológicos de maneira mais coordenada e planejada, fazendo assim com que se realize melhor as tarefas escolhidas pelos participantes observados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.