METACOGNIÇÃO EM ESTRATÉGIA AUTORREGULATÓRIA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA

Autores

  • EVERALDO SEBASTIÃO DA SILVA
  • GABRIEL FORTES CAVALCANTI DE MACEDO
  • KÁTIA CALLIGARIS RODRIGUES

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo que buscou desenvolver habilidades metacognitivas e cognitivas na resolução de problemas em Física. Para tanto foi estabelecida a prática de Escolha e Resolução de Problemas (ERP) na disciplina de Fundamentos de Física I em um curso de Física-Licenciatura em uma universidade pública federal do nordeste brasileiro. Nesta disciplina, a ERP foi aplicada nas atividades e nos processos avaliativos. A ERP tem como pressupostos a autonomia, a reflexão e o feedback como adjuvantes nos fases do ciclo autorregulatório.Neste contexto, 27 estudantes participaram da pesquisa. Como instrumento de verificação das fases da autorregulação (Antecipação, Desempenho e Autoavaliação) foi estabelecido um questionário dividido em 3 momentos, um momento para cada fase aplicado na primeira e na última avaliação da disciplina. Para este trabalho, trazemos a análise do momento 2 (julgamento e monitoramento), relativo ao Desempenho no ciclo autorregulatório.Dos resultados observados se destacam três elementos importantes: nas perguntas de julgamento parece emergir questões relacionadas à função dialógica como operador metacognitivo específico, o aparecimento de diferenças metacognitivas associadas a objetivos de aprendizagem e objetivos de desempenho, e por fim, nas perguntas de monitoramento surge claramente a presença de instrumento pedagógico como um tipo de scaffold vigotskiano que auxilia “externamente” que os e as estudantes aloquem seus recursos psicológicos de maneira mais coordenada e planejada, fazendo assim com que se realize melhor as tarefas escolhidas pelos participantes observados.

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Publicado

2022-11-11