RELAÇÕES COM O ENSINAR E AS CATEGORIAS DE AÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Autores

  • Mariana Passos Dias
  • Sergio de Mello Arruda
  • Andressa Cordeiro de Oliveira
  • Marinez Meneghello Passos

Resumo

Neste artigo trazemos os resultados da análise de uma aula baseada em atividade com a utilização de materiais didáticos manipuláveis de um professor de Matemática do Ensino Fundamental II. A aula foi separada em 4 momentos e para cada momento procuramos encontrar as categorias de ação docente envolvidas. Utilizando os procedimentos da Análise de Conteúdo encontramos 14 categorias de ação. Comparando com os resultados de pesquisas anteriores verificamos que algumas categorias já conhecidas foram redescobertas. No entanto, 7 novas categorias foram localizadas, sendo elas: justificar, organizar, pedir, perguntar, providenciar, responder e supervisionar. Tais categorias expressam diversos tipos de relações com o ensinar na sala de aula e estão sendo consideradas como decorrentes, exclusivamente, do tipo de aula planejada pelo professor (baseada em atividade com a utilização de materiais didáticos manipuláveis).

Downloads

Publicado

2017-12-11