A RELAÇÃO DOS ORIENTADORES DE ESTUDO DO PNAIC DE SERGIPE COM O SABER MATEMÁTICO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS DIMENSÕES DA RELAÇÃO COM O SABER

Autores

  • Rone Peterson Oliveira Santos SEED
  • Denize da Silva Souza

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise sobre a relação dos orientadores de estudos do PNAIC-Matemática de Sergipe com o saber matemático por meio dos cadernos de formação. Para tal, a pesquisa foi realizada com aplicação de questionário para um grupo de alfabetizadores na cidade de Itabaiana -SE, a luz da teoria da relação com o saber de Charlot (2000, 2005), pela qual torna-se possível verificar as dimensões da relação com o saber matemático de um grupo. Ao final, ficou perceptível que a dimensão social dessa relação direciona o orientador de estudos à dimensão epistêmica na relação com o saber matemático para alfabetização. O domínio da atividade, então é gerado ao relacionar práxis e teoria, estruturado a partir do fruto da relação consigo e com o outro.

Downloads

Publicado

2017-12-11