JOGOS MATEMÁTICOS E ETNOMATEMÁTICA: PARALELISMO ENTRE TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA À LUZ DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA

Autores

  • Luciano Pontes da Silva
  • Kleyfton Soares da Silva
  • Marcio Ponciano dos Santos
  • Laerte Silva da Fonseca

Resumo

O objetivo deste trabalho foi fazer um paralelismo entre duas tendências metodológicas do campo da educação matemática – jogos matemáticos e etnomatemática – e alguns pressupostos teóricos da Neurociência Cognitiva (NC) por meio da articulação e ampliação das ideias expressas em Cruz, Santos e Fonseca (2017), quando justificaram o uso de jogos na aprendizagem escolar pelas lentes da NC, e em Silva, Santana Filha e Fonseca (2017), que identificaram pontos de convergência nas concepções epistemológicas da etnomatemática e da NC. Em ambos os trabalhos foi possível constatar o interesse dos autores em apontar a NC como uma área multidisciplinar importante no delineamento de estratégias pedagógicas visando atender as exigências da educação do século XXI.

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Publicado

2017-12-11