BATALHA NAVAL MATEMÁTICA: UM ELO ENTRE O JOGAR E O CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Autores

  • José Elyton Batista dos Santos
  • Dagmar Braga de Oliveira

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar um relato de experiência de uma atividade aplicada em duas turmas do oitavo ano do Ensino Fundamental – anos finais, de uma Escola Pública da zona rural da rede municipal de ensino do Município de Coruripe/AL. O Jogo Batalha Naval Matemática, foi desenvolvido com o intuito de revisar os conteúdos/conceitos matemáticos por meio de questões objetivas, dissertativas e situações-problema. Utilizamos como base teórica nas discussões acerca do uso de jogo como recurso didático pedagógico para o ensino e aprendizagem da Matemática, Grando (1995, 2000), Moura (1992) e Ribeiro (2008). O jogo Batalha Naval Matemática possibilitou desenvolver a fixação de situações-problema, o raciocínio lógico, tomadas de decisões, interação entre colegas/professor e, principalmente, reconstruir o conhecimento matemático. 

Downloads

Publicado

2018-03-17