ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:UMA ANÁLISE A PARTIR DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEPA, 2015-2016

Autores

  • Maria Elena Nascimento de Lima Universidade do Estado do Pará
  • Maria Josevett Almeida Miranda
  • Maria José de Sousa Cravo

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o ensino de Matemática no Ensino Fundamental a partir da prática do Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará – Uepa. Utilizamos nesse estudo, a análise dos relatórios dos estagiários concluintes do 8º semestre no período de 2015-2016. Como caminho metodológico, optamos pela pesquisa qualitativa, observação e entrevista semi-estruturada. Foram entrevistadas quatro professoras de quatro classes do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública estadual no município de Belém/PA, sendo duas professoras de duas turmas de 2º ano e duas do 3º ano. Como aporte teórico para subsidiar este trabalho, utilizamos além de outros, os PCNs (2001), LDB (9394/96), D’Ambrósio (1986), Kishimoto (1993) e Vygotsky (1998). 

Biografia do Autor

Maria Elena Nascimento de Lima, Universidade do Estado do Pará

Professora da Universidade do Estado do Pará, com graduação em Pedagogia, mestre em Educação, doutoranda do programa de Educação para Ciência e Matemática da UNESP campus de Baurú. Pesquisadora integrante do grupo de pesquisa Sociedade, Ciência e Ideologia (SOCID)/CAPES.

Downloads

Publicado

2018-03-17