Processos para caracterização de experts em Educação Matemática: caminhando com Abílio César Borges e Silveira da Mota

Autores

  • Gabriel Luís da Conceição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) – Campus Santos Dumont
  • Francisca Janice dos Santos Fortaleza Secretaria Municipal de Educação de Maracanã - PA

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar contribuições para o processo de caracterização de experts em educação matemática. Investigar essa dinâmica leva-nos a analisar as referências, os documentos constituídos e os saberes produzidos. O período do estudo compreendeu os anos de 1850 a 1880. O texto analisou dois personagens, Joaquim Ignácio Silveira da Mota e Abílio César Borges, assim, as fontes para a pesquisa levaram em consideração a documentação oficial e as produções de cada personagem. A questão que norteou as análises foi: quais processos podem ser considerados para caracterizar Joaquim Ignácio Silveira da Mota e Abílio César Borges como experts em educação matemática? Inferiu-se que o processo pelo qual precisamos passar para caracterizar experts, em particular em educação matemática, deve considerar como indispensável o movimento de produção em serviço do Estado, e os saberes gerados desta produção, seja para o ensino ou para formação de professores. Destaca-se ainda, que não necessariamente a expertise dos personagens deste tempo era constituída no âmbito da cultura escolar, como acontece em tempos mais recentes.

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Publicado

2023-10-23