Elementos de caracterização da expertise em educação (matemática) no Brasil, 1890-1920

Autores

  • Luciane de Fatima Bertini Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Sidnéia Almeida Silva Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir elementos de caracterização da expertise em educação no Brasil no período entre 1890 e 1920, especialmente da expertise relacionada à produção de saberes para o ensino de matemática na escola primária e para a formação de professores desse nível de ensino. Foram considerados os estudos dos pesquisadores Hofstetter, Schneuwly e Freymond no que refere a institucionalização dos experts em educação e Saviani, Gondra, Mignot, Vieira na compreensão do cenário educacional brasileiro no contexto de 1890 a 1920. Entre as fontes, foram selecionados cinco verbetes do Dicionário dos Experts, relacionados a experts que tiveram os resultados de suas produções sistematizadas no período em questão, juntamente com documentos relacionados. A partir dos elementos de caracterização da expertise em educação (matemática) no brasil houve uma organização de análise, envolvendo a atuação dos experts, o tipo de convocatória e as produções resultantes. Os resultados indicam que as produções relacionadas aos saberes do ensino e da formação de professores tinham como referência a própria experiência dos experts, as quais tomaram forma como compilações de teorias e dados empíricos com valor científico para o período.

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Publicado

2023-10-23