Elementos de caracterização da expertise em educação (matemática) no Brasil, 1890-1920
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir elementos de caracterização da expertise em educação no Brasil no período entre 1890 e 1920, especialmente da expertise relacionada à produção de saberes para o ensino de matemática na escola primária e para a formação de professores desse nível de ensino. Foram considerados os estudos dos pesquisadores Hofstetter, Schneuwly e Freymond no que refere a institucionalização dos experts em educação e Saviani, Gondra, Mignot, Vieira na compreensão do cenário educacional brasileiro no contexto de 1890 a 1920. Entre as fontes, foram selecionados cinco verbetes do Dicionário dos Experts, relacionados a experts que tiveram os resultados de suas produções sistematizadas no período em questão, juntamente com documentos relacionados. A partir dos elementos de caracterização da expertise em educação (matemática) no brasil houve uma organização de análise, envolvendo a atuação dos experts, o tipo de convocatória e as produções resultantes. Os resultados indicam que as produções relacionadas aos saberes do ensino e da formação de professores tinham como referência a própria experiência dos experts, as quais tomaram forma como compilações de teorias e dados empíricos com valor científico para o período.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.