Teoria, prática e investigação: a matemática do ensino
Resumo
Este artigo analisa alguns documentos publicados por Alfredina de Paiva Souza em resposta a demanda por uma formação profissional dos professores em novas bases e processos ainda não utilizados em cursos brasileiros. Em particular debruçamo-
nos sobre a formação matemática praticada na Escola de Professores, do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, na década de 1930, com o objetivo de caracterizar a matemática do ensino por meio das relações estabelecidas entre a matemática, as
ciências da educação e a formação profissional. A análise da documentação selecionada evidenciou que a formação matemática em novas bases passa a ser praticada por meio do tripé, teoria, prática e investigação, tendo em vista justificar as mudanças necessárias de práticas já consolidadas no ensino primário. Por meio desse tripé as professoras em formação tinham acesso a um tipo de saber, uma matemática do ensino a qual não era possível atingir por meio da teoria, por mais rigorosa q ue fosse a formação, tampouco apenas pela prática ministrada por professores formadores mais experientes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.