Teoria, prática e investigação: a matemática do ensino

Autores

  • Nara Vilma Lima Pinheiro Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Resumo

Este artigo analisa alguns documentos publicados por Alfredina de Paiva Souza em resposta a demanda por uma formação profissional dos professores em novas bases e processos ainda não utilizados em cursos brasileiros. Em particular debruçamo-
nos sobre a formação matemática praticada na Escola de Professores, do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, na década de 1930, com o objetivo de caracterizar a matemática do ensino por meio das relações estabelecidas entre a matemática, as
ciências da educação e a formação profissional. A análise da documentação selecionada evidenciou que a formação matemática em novas bases passa a ser praticada por meio do tripé, teoria, prática e investigação, tendo em vista justificar as mudanças necessárias de práticas já consolidadas no ensino primário. Por meio desse tripé as professoras em formação tinham acesso a um tipo de saber, uma matemática do ensino a qual não era possível atingir por meio da teoria, por mais rigorosa q ue fosse a formação, tampouco apenas pela prática ministrada por professores formadores mais experientes.

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Publicado

2023-10-23