OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE O CONCEITO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU
Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir acerca das implicações das considerações bachelardianas na construção do conceito de equação do 1º grau. Pois, o mesmo pode ser compreendido de forma inadequada pelos alunos, o que pode ocasionar uma barreira para avançar as etapas posteriores do ensino. De acordo com os PCN, este conteúdo é considerado fundamental para a etapa de formação escolar. A discussão proposta é pautada em uma revisão bibliográfica, fundamentada em Bachelard (1996) acerca dos obstáculos epistemológicos, e em Sierpinska (1992) sobre aspectos pedagógicos e epistemológicos do conceito de função e suas possíveis aproximações com o conceito de equação. A partir de reflexões acerca dos obstáculos epistemológicos de Bachelard e de dificuldades no processo de ensino e aprendizagem das equações do 1º grau na literatura, buscou-se nesta produção acadêmica trazer uma discussão até então não identificada em relação a essa proposta.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.