La dualité savoir-connaissance dans la théorie des espaces de travail mathématiques
Resumo
Le point de départ de cet article est une distinction simple entre savoir et connaissance: une connaissance est spécifique d’un individu, comme un étudiant, alors qu’un savoir est dépersonnalisé, comme dans des programmes d’enseignement d’un système éducatif. Nous développons cette distinction entre savoir et connaissance à travers la théorie des Espaces de Travail Mathématique (ETM). Cette théorie a pour ambition de caractériser le travail mathématique attendu ou réalisé par un individu en prenant en compte des aspects épistémologique et cognitif ainsi que trois dimensions: sémiotique, instrumentale et discursive. Des exemples sont proposés en analyse, au Chili et en France. Dans un premier temps, on définit l’ETM personnel d’un individu en l e reliant à la notion de connaissance. Puis, on définit l’ETM de référence d’un système éducatif en le reliant à la notion de savoir. Ces deux types d’ETM proposent ainsi un éclatement des notions de savoir et connaissance, tout en mettant en évidence la dualité du couple savoir-connaissance. Enfin, la notion d’ETM idoine relie les deux précédents afin de rendre fonctionnelle cette dualité.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[ANEXO I - SIGA O modelo]
DECLARAÇÃO
RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
O(o) autor(a) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” aprovado para publicação no periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):
1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com a mais próxima demonstração da verdade.
4. Declaro que concordo que os direitos autorais referentes ao artigo acima referenciado serão cedidos à CEMeR na sua primeira publicação, podendo ser acessado por meio de plataformas indexadoras a título de divulgação da produção científica. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a autorização prévia seja solicitada.
ASSINATURAS DOS AUTORES
Autor responsável pela submissão: _____________________
Assinatura: ________________________________________
Endereço: _________________________________________
E-mail: ___________________________________________
Data: _____________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Autor: ____________________________________________
Assinatura: ________________________________________
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros. A declaração deve ser assinada, datada e encaminhada para o editor convidado responsável, que depois encaminhará para o editor-chefe.